Projeto GNU

Projeto GNU ,em computação é um projeto lançado em 27 de setembro de 1983 por Richard Stallman e atualmente FSF é a principal organização que patrocina o projeto.Já na década de 1980 quase todo o Software era proprietário ,o que significa que ele possuia danos que proibiam e evitavam a cooperação dos usuários. Isso tornou o projeto GNU necessario. O objetivo do projeto é criar um sistema operacional chamado GNU,baseado em software livre. O projeto GNU já desenvolveu vários programas para o seu sistema, todos estes com codigo fonte livre e disponivel na rede.

O nome “GNU” foi escolhido porque atende a alguns requisitos;  em primeiro lugar, é um acrônimo recursivo para “GNU is Not Unix”, depois, porque é uma palavra real e, finalmente, é divertido de falar (ou Cantar).

A palavra “livre” em “software livre” se refere à liberdade, não ao preço. Você pode ou não pagar para obter software do projeto GNU. De qualquer forma, uma vez que você tenha o software, você tem quatro liberdades específicas ao usá-lo: a liberdade de executar o programa como você desejar; a liberdade de copiá-lo e dá-lo a seus amigos e colegas; a liberdade de modificar o programa como você desejar, por ter acesso total ao código-fonte; a liberdade de distribuir versões melhoradas e, portanto, ajudar a construir a comunidade. (Se você redistribuir software do projeto GNU, você pode cobrar uma taxa pelo ato físico de transferir uma cópia, ou você pode simplesmente dar cópias de graça.).

Pré-visualizarAnexoTamanho
corais.png
corais.png18.87 KB

Comentários

#1

Muitos usuários de computador utilizam uma versão modificada do sistema GNU todos os dias, sem perceberem. Através de uma peculiar reviravolta dos fatos, a versão do GNU que é largamente utilizada hoje é mais conhecida como “Linux”, conexão com o Projeto GNU.

O que eles acharam não foi nenhum acidente — foi o sistema GNU. O software livre disponível compôs um sistema completo porque o Projeto GNU já estava trabalhando desde 1984 para criar um. O Manifesto GNU definiu o objetivo de criar um sistema livre similar ao Unix, chamado GNU. O Anúncio Oficial do sistema GNU também ressalta alguns dos planos originais para o sistema GNU. Quando o Linux foi escrito, o sistema já estava quase acabado.

Se tentássemos medir a contribuição do projeto GNU dessa forma, o que concluiríamos? Um distribuidor de CD-ROM percebeu que em sua “distribuição Linux”, software GNU era o maior contingente único, por volta de 28% de todo o código-fonte, e isso incluía alguns dos componentes essenciais sem os quais não poderia haver sistema. O Linux representava por volta de 3%.

Por volta do início dos anos 90 nós agrupamos todo o sistema à parte do núcleo (e nós ainda estamos trabalhando em um kernel, o GNU Hurd, que executará em cima do Mach). Desenvolver esse núcleo tem sido bem mais difícil do que esperávamos, e nós ainda estamos trabalhando em sua finalização..

GNU - mesmo com fundos. Nós financiamos a reescrita das extensões da biblioteca GNU C relacionadas ao Linux, para que agora elas estejam bem integradas, e os novos sistemas GNU/Linux usam a versão corrente da biblioteca sem modificações. Nós também financiamos um estágio inicial do desenvolvimento do Debian GNU/Linux.

CURIOSIDADE: O PROJETO GNU FOI CRIADO EM 1985 E DESDE ENTÃO ESTA SENDO USADO E TAMBÉM É MAIS CONHECIDO COMO LINUX.

Resultado de imagem para o que é GNU