Projeto GNU

O sistema operacional GNU é um sistema de software livre completo, compativel com o Unix. GNU não é UNIX.

O nome "GNU" foi escolhido porque atende a algum requisitos: em primeiro lugar é um acrônimo recursivo para "GNU's NOt Unix " , depois, porque é uma palavra real e, finalmente, é divertido de falar ou cantar.

A palavra "livre" em "software livre" se refere à liberdade, não ao preço. Você pode ou não pagar para obter software do projeto GNU.

Todo usuário de computador precisa de um sistema operacional; se não há nenhum sistema operacional livre, você não pode nem começar a usar um computador sem recorrer a software proprietário. Dessa forma, o primeiro item na agenda do software livre tinha de ser um sistema operacional livre.

Decidimos criar um sistema operacional compatível com o Unix, porque seu design geral já era testado e portável, e porque a compatibilidade facilita que usuários de Unix migrem para o GNU.

Entretanto, o Projeto GNU não se limita ao cerne do sistema operacional. Visamos fornecer todo um espectro de software, o que quer que os usuários desejem ter. Isso inclui aplicativos.

O projeto que desenvolve o sistema GNU é chamado de “Projeto GNU”. O Projeto GNU foi concebido em 1983 como uma maneira de trazer de volta o espírito cooperativo que prevalecia na comunidade de computação nos seus primórdios — para tornar a cooperação possível novamente ao remover os obstáculos à cooperação impostos pelos donos de software proprietário.

Comentários