PRIMEIRO RELEASE - OCCA DIGITAL
OCCA DIGITAL PROMOVE OFICINAS DE ARTE E TECNOLOGIA
PARA COMUNIDADES INDÍGENAS
Realizado pela ONG Thydêwá, em parceria com a Cardim Projetos, o projeto OCCA DIGITAL, contemplado no Edital da Fundação Telefônica de Arte e Tecnologia e no Fundo de Cultura do Estado da Bahia – Demanda Espontânea, inicia, a partir do dia 05 de março de 2012, suas oficinas de formação em arte-tecnologia e mídias locativas.
“A Occa Digital funciona como uma Célula de Inteligência Coletiva, onde converge e dialoga a diversidade cultural”, diz o coordenador do projeto e presidente da ONG Thydêwá, Sebastián Gerlic. A ONG Thydêwá vem trabalhando com esse conceito desde 2005 quando formalizou seu convênio como Ponto de Cultura Viva: “Índios On-Line”. O Convênio permitiu a sustentação de 07 micros pontinhos – CÉLULAS. Cada uma das 07 comunidades indígenas participantes tinha seu grupo de gestão, de ação, sua autonomia, seus propósitos. Em cada CÉLULA participava um número diferente de pessoas, jovens e adultos. A premissa era direcionar suas atividades não pela necessidade dos participantes, mas sim pelo ORGANISMO, pela comunidade indígena.
As oficinas acontecem entre março e outubro de 2012, a cada mês serão duas turmas (manhã e tarde) composta por 6 indígenas em cada turma, que vivenciarão atividades de arte-tecnologia. A prática é focada na realização de conteúdos-produtos digitais como vídeos, maps, mashups, soundclouds, instagrams, wallpapers, ringtones, fotografias, lifeinaday, fotografias 360°, passeio virtual...
No primeiro mês do projeto, indígenas tupinambá, professores da Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença (Ilhéus-Bahia), serão os primeiros a receberem as oficinas. "Nosso projeto terá como base o REA - Recursos Educacionais Abertos, o qual disponibilizará conteúdo e produtos na internet, pois trabalharemos com as diferentes licenças da Creative Commons. Acreditamos que a Cultura tem muito a contribuir com a Educação, pois faremos valer a Lei 11.645, que obriga, desde 2008, ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em escolas do Ensino Fundamental e Médio”, diz a Pedagoga e Diretora do Projeto OCCA DIGITAL, Márcia Cardim.
“A cada mês teremos arte-educadores convidados, que ministrarão oficinas das mais diferentes técnicas. Em cada turma 05 indígenas tupinambá e 01 indígena de uma comunidade convidada receberão 60 horas/aula de atividades teóricas e práticas.”, completa Gerlic.
Serviço: OCCA DIGITAL
Onde: Olivença-Ilhéus (BA)
Quando: Primeira turma 05 a 30 de março – todo o projeto (março a outubro de 2012)
Preço: Gratuito
Realização: Thydêwá e Cardim Projetos
Produção: Cambuí Produções
Mais informações:
Márcia Cardim (71) 8880-3580 / 3355-0600 / cardimprojetos [at] gmail [dot] com
Sebastian Gérlic (73) 9153-3726 / sebastian [dot] thydewas [at] gmail [dot] com
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 1452 acessos
- Imprimir
Comentários