Pular navegação

Wireframe

Wireframe

Responsáveis: 
Rodrigo
Conhecimentos relacionados: 
Wireframe

Comentários

#3

Inserido os wireframes referentes à homepage e as páginas "quem somos", "Álbum de Fotos", "Doações em Dinheiro" e "Adote um Cão".

#4

Pré-visualização do wireframe da homepage do projeto, dessa forma, fica mais fácil para os alunos/professores/interessados conferirem o trabalho.

#5

Pre-visualização do wireframe da página "Quem Somos".

#6

Pré-visualização do wireframe da página "Doações em Dinheiro"

#7

Pré-visualização do wireframe da página "adote um cão".

#1

Escolhi fazer o wireframe das seguintes páginas pois:

  • A homepage é básico';
  • A página "Quem somos" é o exemplo do template normal da página, que seria utilizado em muitas outras;
  • As páginas "Doações em Dinheiro" e "Adote um Cão" representam tarefas diferenciadas;

#2

Rodrigo, a proposta parece boa, mas como você colocou a cor preta no wireframe, ficou um pouco difícil concentrar na estrutura lógica. As diferenças de cores induzem a prestar atenção na hierarquia visual, que não é o foco do wireframe. Isso pode distrair quem vai avaliar o wireframe gerando comentários do tipo: "está muito poluído visualmente", "tem muita coisa nessa página". Esse tipo de comentário não ajuda nessa fase. O que ajuda é por exemplo perceber que um link "Informações importantes" não diz nada sobre seu conteúdo quando está fechado. Todas as informações do site deveriam ser importantes, senão não era pra estar ali! Nesse sentido, deixar o menu aberto como você fez também pode esconder esse problema.

#8

Fred, obrigado pelos comentários.

Percebi claramente o problema gerado pelos wireframes com muito contraste. Por isso diminuí o contraste deles de forma a evidenciar a hierarquia das informações.

Em relação ao link "informações importantes", percebo agora depois de sua opinião a característica fraca desse link, apesar dele ter sido bem aceito no card sorting. Nesse caso, eu tomei a responsabilidade para mim, e alterei-o para "fique por dentro!" que acho que pode ser um agrupador do tipo de informação que contém. Também acredito que pode gerar confusão cognitiva com o link "blog", mas o conteúdo desse último é muito mais generalista.

Na verdade, o certo seria reaplicar o card sorting, porém e infelizmente, não há tempo disponível. O interessante é que se, levado à vida prática, quando projetos possuem período fechado para finalização, pode ocorrer de o profissional chamar a responsabilidade para si.

Este projeto, a Ong do Cão, têm algumas peculiaridades de arquitetura da informação que, pelomenos para mim, são novidades e me fizeram parar para pensar... Por exemplo esse link "fique por dentro" pode servir como um "guia básico do ativista animal". Pois serve para deixá-lo preparado para tomar ações e decisões.

E o "links interessantes" é quase como uma transferência parcial de conhecimento , de onde o autor, do alto de sua experiência, conhecimento ou crença, decide o que é ou não "merecível" de ser um link interessante. Por exemplo, dentre esses links, existe "Os gatos e Nós" que discorre sobre o poder místico dos gatos. Diretamente não é relacionado, mas, acende a chama, no contexto cultural, no sentido de boas ações para com os animais.