Pular navegação

Questionário da Participação Social no Processo Legislativo

Questionário da Participação Social no Processo Legislativo

Preencher com a entidade, empresa ou organização, pública ou privada, a qual você pertence ou representa.

Descreva livremente o que você entende por Processo Legislativo, seus principais subprocessos, atividades, atores e papéis envolvidos. Especifique sucintamente conceitos relacionados ao processo legislativo que você julga importantes.

Faça uma lista com uma breve descrição dos possíveis cenários de uso para a ontologia do Processo Legislativo. Um cenário é uma narrativa, textual ou pictórica, de uma situação de uso da ontologia, envolvendo usuários, processos e dados reais ou potenciais.

Imagine-se como um cidadão procurando alguma informação relevante na Alesp, por meio do seu Portal, por exemplo. Quais são as possíveis pesquisas a serem feitas relacionadas ao Processo Legislativo? Quais tipos de informação são relevantes para um cidadão exercer sua cidadania?

Quais cenários de participação social no Processo Legislativo você identifica? Quais pontos de intersecção entre os movimentos sociais e o parlamento?

Escreva uma lista de termos, palavras e expressões que remetem a algum dado, informação ou conceito relacionado ao Processo Legislativo. Incua também os termos relacionados às diversas formas de Participação Social no Processo Legislativo, diretas ou indiretas. Não há limite no número de termos, quanto maior o número, melhor. Separe cada termo com uma virgula.

Faça uma lista de Questões de Competência sobre o Processo Legislativo. Questões de Competência são questões que a ontologia deve ser capaz de responder depois de modelada. Coloque cada questão em uma linha separada.