Pular navegação

Documento de Especificação de Requisitos da Ontologia

Documento de Especificação de Requisitos da Ontologia

Seguindo as atividades do processo de Especificação de Requisitos da Metodologia Neon (resumo aqui), procurou-se levantar os requisitos da ontologia por meio da técnica de elaboração de Questões de Competência. 

O resultado desta atividade de especificação é o Documento de Especificação de Requisitos da Ontologia (ORSD - Ontology Requirements Specification Document), que deverá conter as seguintes informações:

  • Propósito, o qual inclui os objetivos da ontologia.

  • Escopo, o qual inclui a cobertura da ontologia e sua granularidade.

  • Nível de formalidade/Linguagem de implementação, o qual inclui o grau de formalidade da ontologia e a linguagem na qual ela será implementada.

  • Usuários esperados, usuários finais esperados que utilizarão a ontologia.

  • Usos esperados, principais cenários nos quais a ontologia poderá ser utilizada.

  • Grupos de Questões de Competência (QCs), devem conter as QCs identificadas, agrupadas e priorizadas, bem como suas respectivas respostas.

  • Pré-glossário de termos, o qual contém uma lista inicial de termos sigficativos do dominio com suas respectivas frequências.

Segue anexo a versão 1 do Documento de Especificação de Requisitos da Ontologia, adaptado do modelo proposto da metodologia acima.

Pré-visualizarAnexoTamanho
ontolegissp_-_orsd.pdf557.9 KB

Comentários

#1

N sabia desse arquivo. Muito muito legal dos vocabulários das contagens das perguntas, respostas e as temáticas. Tx.

#2

To fechando a versão final desse documento e devo subir por aqui em breve juntamente com os demais artefatos e documentos gerados durante o trabalho. 

A dissertação vai pra gráfica na sexta pra ser depositada na segunda. \o/

Assim que tiver depositado, já disponibilizado essa versão (quase) final por aqui também.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.