Pular navegação

Tudo's blog

Relatório do encontro 9/10/2014

Presentes: Felipe, Heitor, Leilane
 
Aprofundamos um pouco mais as discussões sobre o multiplexador (MUX) e o demultiplexador (DEMUX). Vimos que, para entender seu funcionamento, era necessário entender e representar números decimais na base binária, então fizemos alguns breves exercícios com esse objetivo.
 
Basicamente, o multiplexador é um sistema lógico que recebe como entrada um conjunto de bits (em paralelo) no qual apenas um bit é nível lógico 1 (alto), ou seja, assumimos que é impossível o bloco receber um conjunto de dados com mais de um bit nível lógico 1. Esse circuito fornece como saída a posição do bit ativo.

Relato do encontro presencial do dia 09/10/2014

Encontro semanal (http://corais.org/oxe/node/82731)

Presentes:

 - Jatoba

 - Eduardo

 - Sandro Barros

Bicicleta Colaborativa

  Hoje realizamos o primeiro teste da versao 1.0 seguindo o padrão que utilizamos na Teia Nacional (notebook com linux no alforje), caixinhas de som usb com amplificacao e controle no guidon da bike com um mixer USB (provisoriamente emprestado  Leo Guedes).

   Estabelecemos como meta gravar os spots de audio de divulgacao das proximas acoes culturais do movimento ConchATIVA. Vamos documentar a montagem dos equipamentos e como replicar este veiculo de divulgacão em qualquer local.

Install Session mensal

Relatório do encontro realizado dia 02/10/2014

Nesta reunião estiveram presentes Felipe, Heitor, Jatobá e Leilane.
 
De  forma a dar prosseguimento aos estudos sobre o painel de LEDs, Felipe conduziu a reunião nos mostrando como procederia a comunicação do Arduino com o driver de leds e sua respectiva comunicação com o painel em si. Planeja-se, não usar um Arduino inteiro, mas o chip Atmel separado, para baratear, consumir menos energia e não cair em subutilização do Arduino.
 
Através  de uma porta digital do Arduino, utilizaremos sua capacidade de comunicação serial para repassar as informações ao driver.

Relato da Reunião do dia 25/09/2014

Realizamos nossa reunião semanal nesta quinta as 19:00.

Participantes:

- Felipe

- Heitor

- Jatobá

- Eduardo

Resumo:

- Inicialmente foi apresentado por Heitor a Felipe a proposta do Oxe HackLAB, seu histórico e as ações em andamento.

- Felipe, que é estudante de Eletrônica da UFPE e que participou do Software Freedom Day sábado passado na Concha e se interessou em integrar o nosso coletivo

- Heitor apresentou também a proposta do painel de LEDs e Jatobá a idéia de agregarmos isso na montagem de uma bicicleta digital

- Felipe fotografou a bicicleta e vai publicar no CORAIS para começarmos a pensar juntos como montar a mesma

- Combinamos de nos encontrar na próxima quinta para avançar o painel de LEDs e pensar como aplicar o mesmo na bicicleta

Boas vindas

Alô Felipe, chegue chegando. Estaremos aqui construindo coletivamente esse Lab. Vamos nos apropriando cada vez mais

SOFTWARE FREEDOMB DAY

Fui apenas no fim da tarde, pensei que iria encontrar alguns de vocês na Concha mais não o ocorreu. Fica pra próxima. O clima estava ótimo, e o reggae perfect. Mais um OXE nunca está sozinho né galera. Boa noite pra todos. #OXE

Software Freedom Day RECIFE

Sábado (20) chega mais para Instalar Linux e curtir muito Reggae ao som das Bandas N` Zambi e Canaã Hoots e os Djs Reggae pelo Reggae, Memis Ethiópia e Ras Orea, na Concha Acústica da UFPE.
Entrada: 10,00 interia, INSTALE GNU/Linux e pague MEIA entrada.
Mais informações: http://bit.ly/XNrqMA
Acompanhe tudo dentro dos nossos canais e hastags:
Canais Colaborativos e Livres:
www.iteia.org.br/colaborativape
www.rede.pe
www.corais.org/conchativa
www.diasporabr.com.br/u/produtoracolaborativape

Canais Proprietários
www.facebook.com/colaborativa.pe
www.facebook.com/MovimentoConchativa
#FreedomDayRECIFE
#ReggaeNaConcha
#LiberdadePraDentrodaCabeça

Relatório do encontro realizado dia 31/07/14

Relatório Oxe 31/07/14
 
Participaram Carlos, Heitor, Isaac, Leilane e Michel.
 
Iniciação ao Arduino
 
Michel, de forma didática e tranquila, auxiliado por Isaac, nos introduziu ao Arduino. Foram apresentados as primeiras noções de programação e funcionalidade. O Arduino usa uma linguagem de programação derivada do C e C++ chamada Wirirng.

Livro de Arduino

Galeris, subi um livro sobre Arduino (não subi aqui pois ele tem 16mb) que foi escrito por McRoberts. Acho um dos mais didáticos e diretos.

Abraços

Relatório do encontro realizado dia 24/07/14

Relatório Oxe 24/07/14
 
Participamos apenas eu, Heitor, e Leilane. Nos perdemos de Cadoca, infelizmente.
 
Antes  de tudo, gostaria de fazer um pedido. Eu sei que cada um tem suas demandas e sei até das demandas de alguns. Nem sempre é possível desprender uma noite de quinta-feira para os encontros, e o bom desse hacklab é podermos fazer as coisas no NOSSO ritmo, pois não estamos sob metas de ninguém que não as nossas próprias.
Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.