Pular navegação

Filosofia de Software Livre

Ajuda

Filosofia de Software Livre

Software Livre é um software que tem a filosofia de compartilhar conhecimentos e pensamentos voltados para o campo científico. Onde quando, quanto mais é compartilhado mas se é estimulado ao pensamento.

Um software para ser livre precisa de 4 (quatro) liberdades, liberdades essas criadas por Richard M. Stallman, o cara que primeiro socializou a ideia de software livre. Essas liberdades são:

  • Liberdade nº 0: usar o software para qualquer uso;

  • Liberdade nº 1: estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo às suas necessidades;

  • Liberdade nº 2: redistribuir cópias;

  • Liberdade nº 3: melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria.                                                       

Em 1984 Richard M. Stallman ciou o "Free Software Foundation", Fundação para Software Livre, onde foi lançado o projeto GNU. Que além de conceder as quatro liberdades ele também a protege. Uma das licenças do projeto GNU mais conhecida é a GNU GPL "General Public License", Licença Pública Geral.                                                                                    

Muita gente pensar que Software Livre tem que ser de graça, que só porque é livre é grátis, mas o fato dele ser livre significa que qualquer programador pode modificado, pois seu código fonte é aberto. Pois existe sim Software Livre comercial.                                                                   

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.