Pular navegação

Qual das ferramentas colaborativas é mais útil para a pedagogia de projetos? Justifique com um comentário.

Qual das ferramentas colaborativas é mais útil para a pedagogia de projetos? Justifique com um comentário.

Blog
1 voto 10%
Votações
1 voto 10%
Calendário
0 votos 0%
Moeda Social
0 votos 0%
Tarefas
1 voto 10%
Mapas mentais
1 voto 10%
Questionários
1 voto 10%
Planilhas
0 votos 0%
Textos colaborativos
5 votos 50%

Comentários

#1

Os mapas mentais são ferramentas extremamente úteis, elas ajudam a compreender o tema de um projeto, a sistematizar as informações. Estimular os alunos a analisar o material de pesquisa através de leituras e depois representar as principais ideias e informações do autores em um mapa mentais, ajudam as crianças a compreender o problema do projeto. Alias, os projetos educacionais nascem a partir de problemas detectados. Assim, a atividade de projeto se tornará mais compreenível para o aluno.

#2

Documentos compartilhados são excelentes formas de envolver os participantes de um projeto em atividades colaborativas, seja na forma síncrona ou assíncrona. A construção de mapas conceituais também pode ser um ótimo instrumento de aprendizagem compartilhada, pois, pode se fazer uma abordagem bastante completa de determinada temática de forma organizada, facilitando a compreensão dessa temática. Ademais, os blogs através de suas ferramentas de comentários e administração compartilhada, a partir de uma temática de interesse de todos, são excelentes para construção colaborativa do conhecimento.

#3

Acredito ser o blog pois possibilita uma grande diversidade de autores além de poder concentrar outras ferramentas citadas nas opções.

#4

Acredito que os textos colaborativos seria uma ferramenta essencial visto que através dele os participantes podem por assim dizer "completar conhecimentos" .

#5

As pessoas para fazerem projetos junto precisa co-elaborar, ou seja aprender a produzir materiais colaborativos, por isso uma inteface que facilita isso é fundamental

#6

Utilizo bastante a ferramenta de tarefas para exercícios que compõem um projeto menor. É possivel com comentários colaborar de forma assíncrona, anexar arquivos úteis e a organização em Etapas ajudam a pensar um projeto em pedaços complementares.

#7

Eu acredito que todas as ferramentas são úteis, tudo depende do tipo de projeto. Em relação texto colaborativo, creio que seja uma ferramenta bem abrangente e inclusora, e praticamente sem limitações de criação! 

#8

Faço minhas as palavras da Renata_sborgio. Uma ves que todo o corais é muito facilitador em se trartando de pedagogia de projeto! Mais como tinha de escolher om que melhor atende diante da escolha e o texto colaborativo!

#9

Apesar de gostar muito dos textos colaborativos, o que mais utilizei até hoje é o próprio blog. Provavelmente porque é um formato que todo mundo entende mais rápido, e que permite compartilhar várias coisas (imagens, arquivos, links, textos) facilmente com o grupo.

#11

Bom, eu não conheço muito o blog, e como estou utilizando nesse curso o facebook na criação de um grupo creio que é um bom lugar para debates diretos. No entanto a universidade federal do piauí usamos um sistema chamado SIGAA é o melhor meio que ja encontrei. Se conhecerem ótimo.Boa noite! Em 28 de abril de 2015 12:01, <mensagens [at] corais [dot] org> escreveu: ((( Env

#10

Pelo "drama" (como fazer um grupo de 10 jovens convergir para alguma decisão rs) que estou vivendo em um projeto de incubação, que estou ajudando a assessorar no momento, eu marquei "votações".

Em nossa experiência utilizando o corais como uma pedagogia com projetos, usamos basicamente TAREFAS e MOEDAS SOCIAIS. Resumidamente, o retorno que podemos passar é que: i) nos perdemos um pouco na utilização dos "cronometros" nas tarefas (os participantes reclamavam muito da lentidão no corais e de erros de timeout quando eles realizavam alguma atividade), por isso passavámos tarefas sem iniciar a marcação de tempo; ii) nós criamos uma moeda social para balizar as trocas entre as produtoras simuladas (como atividade pedagógica), sendo que a moeda chegou a ser impressa, foi bem utilizada como prática pedagógica de filosofia de trocas e cooperação (ao invés de uma lógica estritamente financeira). Contudo, nós (os organizadores do curso) não conseguimos fazer todas as transações de repassar os créditos para quem concluia as tarefas (no final até desistimos).

Concluindo, acho que cada funcionalidade tem o seu valor e que, se possível, seria sempre interessante testá-las antes do início da atividade pedagógica para ver se ela vai encaixar com o objetivo pretendido pela atividade.