Pular navegação

III ENAC - 2015

III ENAC - 2015

Prezada Comissão Nacional dos Pontos de Cultura,

 
Participei do III Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural, no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de maio de 2015. O Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural- ENAC foi uma iniciativa do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, desenvolvido pelo Departamento de Terapia Ocupacional e pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro em conjunto com o Ministério da Cultura. Em sua terceira edição, a proposta do Encontro foi aproximar experiências, iniciativas, parceiros e instituições que atuem em prol da cultura acessível.
 
Maiores informações podem ser encontradas nos links abaixo: 
 
O encontro proporcionou ainda a realização de reuniões do GT de Acessibilidade/CNPdC, que atualizou seu Plano de Trabalho, definiu diretrizes e estratégias de comunicação. O GT Acessibilidade/CNPdC também definiu parceria com a Universidade do Rio Grande do Sul, por meio de Projeto de Pesquisa de Extensão "Acessibilidade em espaços culturais", por meio do qual se pretende realizar o mapeamento da ações, expertises e espaços acessíveis e ainda das demandas referentes a acessibilidade nos Pontos de Cultura.
 
O GT Acessibilidade conta com a parceria e o apoio  dos GT´S temáticos e territoriais  desta comissão , para promover mobilização nacional dos Pontos com o propósito de auxiliar no encaminhamento desta  pesquisa, tendo em vista a importância dessas informações para a elaboração de políticas públicas de cultura que promovam a acessibilidade dos espaços dos Pontos de Cultura. E, para tanto, essa pesquisa faz parte do Plano de Trabalho do GT, enquanto Co-autores dessa pesquisa, e enviara suas demandas oficialmente à CNPdC.
 
Agradeço a atenção e o cuidado do convite, o acolhimento de toda a produção da atividade e do GT Acessibilidade da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, ainda pela oportunidade em conhecer um pouco sobre tema tão importante e tratado com descaso, quanto a acessibilidade cultural, que vai pra muito mais que rampas e libras...
 
Há braços acessíveis!!!
 
Lula Dantas
 

Comentários

#1

Fotos III ENAC - 2015 

#2

Obrigada, Lula Dantas por aceitar nosso convite e fortalecer tão grandiosamente essa causa que é de todos nós. E,como bem disse, é historicamente tratada com descaso pela maioria das pessoas. Nós, do GT Acessibilidade, temos a certeza de que ao criarmos espaços e formas de informação sobre o tema esse descaso vai ser minimizado, pois acreditamos ser causado pela ignorancia sobre o assunto aliada à falta de empatia. Mas, vamos à luta e ,em breve, teremos o prazer de estarmos vivendo em um mundo mais igualitário e acessível à todos. Um forte abraço!

#3

Pai Lula, tem como indicar proposta de pauta da reunião sobre a pesquisa acessibilidade cultural e pontos de cultura?