Pular navegação

Relatório de Desenvolvimento do Projeto Portal de Pattern Design

Relatório de Desenvolvimento do Projeto Portal de Pattern Design

O projeto foi inicialmente configurado para ter uma interface e hospedagem própria, mas por questões de tempo e equipe pequena não tivemos tempo hábil para o desenvolvimento completo site/interface/e patterns. Assim, escolhemos o Tumblr e uma tema "clean" para compor nossa escolha. Antes disso, levantamos opções de hospedagem, criação de interface, tipografia e alguns poucos sites de patterns.

A busca de Patterns livres e em formato aberto na internet é quase impossível, assim partimos de criações próprias e possibilitando a modificação do arquivo fonte (desenvolvida por nós) por quem o baixa, incluímos também alguns remixes dos próprios autores do arquivo fonte. Pelo open design foram criados patterns de colaboradores de outros grupos, para alimentar nosso banco de patterns.

Foi criado um padrão de documentação de cada elemento no portal:

- no link de download o .zip contém: um arquivo editável em .SVG, um arquivo para visualização .PNG e um arquivo .TXT com informações de licença e autoria.

- Ao postar cada pattren no portal, foi acordado de existir em cada postagem: a imagem do pattern, o nome, o autor, o link de download, a licença e tags para auxiliar na busca

O nome do portal foi inspirado na cultura indígena por suas influências gráficas de padrões, assim a junção Pattern + Oca (casa em tupi) é um local onde você pode baixar os patterns e remixá-los sem restrições :)

Foi feita uma pesquisa e seleção de possíveis nomes do portal no dicionário tupi, e no fim foi acordado pelo grupo a junção do nome indígena e pattern. Mas para chegar na solução de busca no dicionário tupi tivemos dificuldades para criar um nome para o portal, anteriormente tivemos opções óbvias e clichês.

A licença escolhida para todos os patterns foi o Creative Commons BY SA, onde a pessoa pode baixar, usar e alterar o pattern sendo necessário o compartilhamento igual. Como um ponto fraco do projeto, pela questão de tempo e habilidade do desenvolvimento do portal, não desenvolvemos a funcionalidade de upload do material remixado como previsto no início do projeto mas foi desenvolvido wireframes com essa importância.

Desenvolvemos um portal de Pattern destinado a designers e pessoas que já saibam como usá-los e usar um arquivo .svg, nosso objetivo não é ensinar a usar um pattern

O portal está online em: http://patternoca.tumblr.com/

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.