Música e Prosa, trás a proposta de apresentação musical de novas personalidades da boa música que possuem perfis de total interação com a realidade do cotidiano e suas questões como: ambientais, políticas, educacionais e de direitos culturais. Nessa nova edição o canto de “Del Irerê que trará um elenco de convidados conhecedores da linguagem artística e como a mesma apresenta-se no cenário político e mercadológico, além disso, são pessoas que na sua trajetória buscaram ser porta vozes das questões do mundo.
Del Irerê e convidados
No repertório:
Viola Enluarada (Marcos Vale/Paulo Cezar vale); Mansemba (Capinam e Roberto Mendes);Disparada (Geraldo Vandré);Baião da Penha (Luis Gonzaga);Coração Brasileiro (Celso Adolfo);Heavy metal do senhor (Zeca Baleiro);De onde vem a calma (Los Hermanos);E dxum (Gerônimo);Ainda bem (Marisa Monte);Quando te vi (Beto Guedes);Mimar você (Timbalada);O recado (Del Irerê);O quereres (Caetano Veloso) ;Brasileira (Marcos Viana e Fernando Brant);A favela e a lua (Capinam e Del Irerê);O pedido (Elomar) ;A lenda da liberdade (Del Irerê);Ode (Capinam e Del Irerê);Viramundo (Capinam e Gilberto Gil)
Na prosa:
José Carlos Capinam; Hipólito Brito,Gabriela Fróes,Helder Barbosa
Quem é Del Irerê
Pesquisador, músico, compositor, Del Irerê é um artista comprometido com propostas que enfatizam a valorização a cerca do cancioneiro popular. Essa relação começou na infância, quando manifestações culturais populares faziam parte do seu cotidiano - no preparo da terra para o plantio, quando conviveu com as "chulas", ou no auxílio ao seu pai em suas atividades de vaqueiro, quando conheceu os "aboios". O contato com terreiros de candomblé e as tardes de capoeira despertaram a paixão pela força e beleza da dança, do ritmo e da melodia de influência afro.
A marca do trabalho de Del Irerê é a presença desses elementos recolhido ao longo de sua existência de forma natural, mantidos sempre vivos. São fatores que o impulsionam ao persistir em criar e valorizar a música popular brasileira diante da imposição da produção musical de consumo fácil. Artista que se dedica à pesquisa que enfoca a cultura popular do caboclo. Resistente compositor, com alma, chão e brasilidade, arrancando sons da alma, da terra e do povo.
Compositor desde 1991, Del Irerê tornou-se parceiro de André Bernard, Hermeto Pascoal, e entre outros, Capinam, com quem compôs cerca de dez musicas, das quais, A Lenda da Liberdade, Chulapa de Moçambique, e outras que fazem parte do repertório desse Show. O artista tem raízes no samba tradicional da Bahia, já produziu cerca de cinqüenta composições e recolheu mais de 1000 musicas do folclore brasileiro, apresentando-as em diversos eventos no Brasil e no exterior.
Hora: 19h30 às 21h30
Local: Espaço Cultural Alagados
Endereço: Rua Direita do Uruguai, s/n – Uruguai | Salvador – BA
CEP.: 40.450-210
Informações e contato para circuito em outros territórios: 71 3117 65 18 / 71 – 999529753