O projeto oferece aos estudantes conteúdos e vivências matemáticas fundamentadas e norteadas através dos descritores ofertados pela Secretaria de Educação com a utilização da metodologia da Robótica Livre.
Visa-se trabalhar a proficiência de matemática com os estudantes do ensino médio, uma vez que a dificuldade na assimilação dos conteúdos, torna-se visível através dos testes de sondagem e resultados de avaliações externas que a escola participa.
Ao longo do ano letivo, as aulas de Robótica Livre entrará como suporte na compreensão dos conteúdos matemáticos, facilitando assim, o crescimento no ensino-aprendizagem de matemática, bem como, a proficiência que apresentará seus resultados nos simulados e nas avaliações externas.
Sendo assim, este trabalho fala sobre a proficiência de matemática, descritores matemáticos, Robótica Pedagógica Livre; como descreveremos o método utilizado na incrementação dos estudos, artefatos e kits; apresentando o cronograma estruturado com as aulas; delineamento dos resultados e discussões; exibindo as principais considerações finais; e por fim os anexos e Referências mencionados.