A oficina de Robótica Sustentável e Programação é um projeto interdisciplinar.
Abrange as áreas do STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), promovendo conhecimento em mecânica, elétrica e programação por meio do uso de materiais reutilizáveis.
A essência do conceito STEAM é a ideia de colocar os estudantes na busca e resolução de problemas reais, reunindo conhecimentos multidisciplinares para essa ação.
Esse movimento popularizou-se na década de 50 e faz referência ao ensino considerando questões como a presença de soluções tecnológicas e também a sustentabilidade.
Mais recentemente, esse movimento educacional ganhou fôlego com o movimento maker, em que a prática do estudante passa a ser mais valorizada, materializada no “aprender fazendo”.
Em decorrência desses movimentos, começaram a surgir espaços escolares mais participativos em que os estudantes são convidados a “colocar a mão na massa” e a desenvolverem habilidades para além das inicialmente propostas nas atividades, tornando o aprendizado muito mais significativo.
Alinhados às diretrizes da BNCC e CIEB, nossos projetos garantem uma formação marcante e relevante.
Competências Gerais Previstas na BNCC
[CG02] - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
[CG04] - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científi ca, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
[CG05] - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, signifi cativa, refl exiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
[CG09] - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
[CG10] - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, fl exibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Habilidades do Século XXI a Serem Desenvolvidas :
• Pensamento crítico; • Afinidade digital; • Resiliência; • Resolução de problemas; • Colaboração; • Comunicação.