Pular navegação

Blog

Ajuda

Definição do template dos cards

O formato dos cards deu bastante trabalho para resolver. Primeiro, analizamos criticamente a minha coleção de toolkits similares e a lista de travas e destravas que havíamos gerado. Ricardo Dória e Guilherme Pinheiro foram essenciais para essa fase.

2018-08-27_11.18.55a_0.jpg

Rascunhamos uma série de alternativas para o template das cartas, sempre pensando na interação com o empreendedor. Como ele iria usá-las? Em que momento? Como iria decidir entre uma carta e outra? Como iria associar o conteúdo da carta com sua situação concreta?

2018-08-27_12.16.02_0.jpg

Segunda oficina de cocriação dos Startup Design Cards

No dia 25 de Agosto tivemos uma segunda oficina para cocriar os Startup Design Cards na Hotmilk, uma parte do projeto de pesquisa sobre Inovação Aberta que estamos desenvolvendo com a Copel. Desta vez contamos com a participação de Marcos Camillo (Copel), Glauco Furstenberger (PUCPR), Simone Mussolin (PUCPR), Ricardo Dória (Aldeia Coworking) e Guilherme Pinheiro (Grand Designs). O objetivo da oficina foi definir o escopo e formato dos cartões.

2018-08-25_14.35.55_0.jpg

Iniciamos discutindo o escopo do baralho. Queremos suportar com esse baralho as principais metodologias de design de startups, então colocamos as que conhecemos numa sequência linear. A proposta do baralho é ter cartas para todas essas metodologias até a fase de término da incerteza e começo do crescimento da empresa.

Oficina de cocriação no evento Conecta do Sebrae Paraná

Hoje realizamos uma oficina de cocriação no Conecta. O objetivo foi envolver atores do ecossistema empreendedor paranaense com a criação de um baralho de cartas sobre empreendedorismo. O apoio do Sebrae foi crucial, pois permitiu contar com a participação de pessoas-chave que já estavam ali participando do evento. 

A oficina começou bem calma, com uma conversa sobre as dores e ganhos dos startupeiros, em particular, dos estudantes que desejam empreender com tecnologias de ponta.

2018-08-18_09.52.01_0.jpg

O pessoal foi chegando e a oficina foi tomando corpo. Depois de saturar com dores e ganhos, começamos a rabiscar ideias para o baralho no quadro branco. Várias conversas simultâneas aconteceram. 

Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
Oficina Participativa

Chamada à participação - Startup Design Cards

Startup Design Cards é um projeto de baralho de cartas com métodos para projetar empreendimentos de alto impacto. Como obra derivada do baralho UXCards, o Startup Design Cards pretende oferecer uma visão prática de business design para empreendedores que desejam construir propostas de valor baseadas na interação com potenciais clientes e usuários. 

grupo_4_uxcards_jessicaliduario_jessicalobo.jpg

Business design é uma abordagem de empreendedorismo que parte da compreensão das interações das pessoas no seu cotidiano para gerar ideias de negócios, a improvisação para desenvolver produtos mínimos viáveis e a síntese criativa para visualizar o todo.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.