Registro da Audiência Pública "Cultura na Estatuinte", dia 10 de junho de 2104
A tradição histórica que se mostra ao revisitar o passado dos pernambucanos impõe à geração de gestores públicos e produtores culturais contemporâneos o dever cívico de refletir sobre o futuro da cultura em nossa universidade.
A cultura é insumo universal para o desenvolvimento e tende a ocupar um espaço social cada vez mais relevante. Considerando a importância da cultura no âmbito acadêmico e, particularmente, no legado da UFPE, compreendemos que o diálogo sobre a concepção de cultura é estratégico no processo de construção do novo estatuto da nossa universidade. Esta tarefa se faz oportuna por ocasião do debate que pretende construir o novo marco declaratório da comunidade UFPE.
A UFPE como formadora de muitos dos talentos que dão e darão expressão à identidade cultural de Pernambuco, não pode se ausentar de refletir junto à comunidade universitária o papel que pretende ocupar no cenário cultural. A estatuinte deve incorporar a opinião de colegas universitários discentes, docentes e do corpo técnico que, em alguma instância, militam no campo da cultura ou dela são relevantes representantes como formadores de opinião. Para este fim, é necessária a instalação de um processo de consulta às bases acadêmicas para que o posicionamento institucional esteja assentado em um processo participativo, plural e democrático.
Os resultados destes debates devem reverberar com a política do Plano Nacional de Cultura. Pretende-se ouvir o campus e a sociedade. Espera-se que o produto desta oitiva alimente o planejamento estratégico da UFPE e defina as políticas institucionais para Arte e Cultura, a serem integradas nas proposições e apreciadas por ocasião da Estatuinte, ora em curso.
Com o intuito de congregar os interessados em discutir a temática, no próximo dia 10 de junho, a partir das 14 horas, estaremos realizando a Audiência Pública “CULTURA NA ESTATUINTE”. O evento se realizará no auditório do CCSA da Universidade Federal de Pernambuco, instalando um movimento de diálogo e cooperação entre os diversos atores culturais, tanto os da comunidade acadêmica quanto os da sociedade civil pernambucana. Esta mobilização pretende estabelecer questões eixo-orientadoras fundamentais para um debate mais amplo que deverá ocorrer em julho próximo
Com a sua participação as mudanças no estatuto da UFPE serão efetivadas de forma mais democrática e a concepção de cultura se fortalecerá dentro desse novo projeto de universidade. Venha e participe!
Marcos Galindo
Diretor de Extensão Cultural da UFPE
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 2630 acessos
- Imprimir
Comentários
#1
AUDIÊNCIA PÚBLICA “CULTURA NA ESTATUINTE”
DIA 10 DE JUNHO DE 2014
Auditório do CCSA/UFPE
REGISTRO DAS INTERVENÇÕES
#2
Encaminhamentos
ü Inclusão dos participantes na plataforma corais e socialização dos registros da audiência pública;
ü Ampla convocação para a próxima audiência pública a ser realizada no dia 15 de julho de 2014, ás 14:00, no auditório 3 da Biblioteca Central/UFPE.