Pular navegação
Corais.org é uma plataforma para desenvolver projetos em conjunto, com pessoas inspiradas e ferramentas colaborativas.
Projetos de Daniel Cisneiros
Imagem Principal
Sobre o Projeto

O Plano Nacional de Cultura e a UFPE

A cultura vem sendo progressivamente encarada como recurso estratégico para a consolidação das identidades nacionais. A primeira Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada em Brasília entre 13 a 16 de dezembro de 2006, reuniu cerca de 1200 representantes das diversas áreas culturais e de todas as regiões do Brasil que buscaram consolidar a união entre a sociedade civil e governo, na formulação e execução de políticas públicas de cultura.

A I CNC elaborou as diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC), documento base para a operacionalização do Sistema Nacional de Cultura com orientações relacionadas à gestão pública da cultura, aos direitos e à cidadania, à economia da cultura e ao patrimônio cultural. Este documento pode ser considerado o ponto de partida do Marco Legal norteador das metas para incentivar, proteger e valorizar a diversidade artística e cultural brasileira. (Azevedo e Bortolini. S/D)

Não obstante este esforço nacional a ação cultural na UFPE permaneceu por muito tempo desatrelada dos debates do PNC. Esta circunstância nos deixou, por quase uma década, fora das grandes discussões nacionais e internacionais sobre o papel da cultura nas universidades. Urge uma ação forte e decidida para que possamos incorporar a cultura como capital social universitário e nos lançar com força neste contexto nacional, oferecendo ao debate o contributo da tradição e da modernidade pernambucana.

Atualmente a Cultura na UFPE é operada por um conjunto amplo de inciativas desarticuladas que sobrevivem, em sua maior parte, da energia gerada pelo ativismo e empreendedorismo dos produtores culturais. Consciente de seu papel como vetor de articulação e de promoção de políticas públicas a UFPE, de acordo com o que determina o Plano Nacional de Cultura no seu item 3.3.2., Cap. 3, convoca seus colaboradores para discutir a integração dos seus equipamentos culturais, laboratórios de criação 

artística e de experimentação tecnológica em um Sistema Integrado de Cultura – SiC UFPE.

 

Sistema Integrado de Cultura | UFPE [SiC]

É um instrumento de articulação de iniciativas culturais e veículo de promoção comunitária de atividades de natureza cultural no âmbito da UFPE.

SiC é um sistema que modela o conjunto de instituições, iniciativas e programas desenvolvidos no âmbito da UFPE, para gerenciar as relações com sua comunidade e com os outros sistemas. 

Representa também o legado de realizações de natureza cultural da comunidade acadêmica que evoluiu ao longo da história de nossa universidade.

Licença do Projeto
Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution-ShareAlike