Pular navegação

Aula 01 - Tecnojogo, trocas, e outras coisas de economia solidária (GESa)

Aula 01 - Tecnojogo, trocas, e outras coisas de economia solidária (GESa)

timer iconTempo registrado:
3223 horas, 51 mins

Pessoal,

A tarefa de pesquisa de hoje é o seguinte:

>> 20 min - responder ao questionário-padrão de aula no seguinte link;

>> assitir aos vídeos:

. 10 min - Economia solidária (vídeo explicativo)

. 5 min - Moedas sociais (banco comunitário Palmas)

. 5 min - Banco comunitário (Muiraquitã)

. 5 min - Pirambu digital

. 40 min - Entrevista dos alunos do Tecnojovem ao Daniel Tygel , do empreendimento EITA, sobre TICs e Ecosol

40 min - Escrever em um comentário neste post a sua “reação” (texto curto) aos vídeos e sobre os assuntos discutidos (em torno de 200 palavras) na aula;

>> 1h40min Pesquisar sobre temas discutidos na aula presencial: na web, na intranet Petrobras, no Conecte Petrobras e postar o que você encontrou (como um comentário aqui neste post).

>> 20 min Realizar a transação de "auto" pagamento da tarefa conforme a regra de utilização da moeda tecnotas16. Clique aqui para o passo a passo.  Veja aqui as regras da moeda tecnota16.

Responsáveis: 
luizart
Transações vinculadas: 

Comentários

#1

Tempo registrado: 44 mins em março 27, 2016

Incluída a atividade de "auto" pagamento do encontro de pesquisa.

#14

A ideia das moedas sociais e do banco comunitário são realmente muito boas, pois realmente funcionam, até porque é uma cidade de 40.000 pessoas, e são pessoas pobres, porém eles tiveram a ideia da moeda e usaram entere si, e com isso "fundaram" o Banco Comunitário, e além disso, diminuiu a quantidade de lixo nas ruas, e diminui também a polução visual. A Economía Solidária também e outra ideia interessante, são realizadas trocas entre os agricultores, e o agricultor visa o lucro para "todos", e não só para si. Resumidamente, todas as ideias são muito boas, porém vi que as moedas sociais são mais promissoras.

#291

Boa resposta!

TAREFA VERIFICADA!

#2

Tempo registrado: 25 mins em março 29, 2016

Muito interessante a ideia da criação de uma economia solidária e moedas sociais, ajudando a população com um tipo de economia diferente que gera empregos, ajuda na renda e inclusão das pessoas. Uma ideia que deveria se expandir cada vez mais.

#3

os brasileiros trabalham com seus próprios negócios, falam sobre empréstimo em trabalho, trocas de produtos não é possível trocar tudo por dinheiro , as pessoas fazem artesanatos, bijuterias, e outros tipos de produtos, importância da economia diferente na natureza

Banco comunitário -  solução se baseada na cultura digital , criaram uma moeda social , para dar em troca de lixo reciclável .

interação com a comunidade - projeto de transformação , para melhorar vida de pessoas , fazem feira pra fazer pequeno empreendedores, projeto pirambu digital  que mudaram vidas de milharam de gente  , é um incentivo que beneficia leitura e internet , tipo uma troca uma hora de leitura ganhara uma hora de internet e muita gente que fazem do próprio bolso projetos, muita gente precisa de ajuda, montem seus próprios negócios e ajudem as crianças na aprendizagem na leitura escrita etc..

Transformação social - diminui lixo na rua , com as pessoas ajudando agente a não jogando seu lixo na rua .

Oque que é inteligência economica coletiva e solidaria , informação pelos clientes , pelo fornecedores e todos que trabalham com aquilo

Economia de mercado é um sistema econômico em que os agentes econômicos empresas, bancos, prestadoras de serviços, etc...  podem atuar com pouca interferência governamental  é um sistema típico da economia capitalista.

A Economia Solidária ressurge hoje como resgate da luta histórica dos  trabalhadores, como defesa contra a exploração do trabalho humano e como alternativa ao modo capitalista de organizar as relações sociais dos seres humanos entre si e destes com a natureza.

Oque é lucro ? lucro é tudo que esta fora da planilha de sustentabilidade da empresa, lucro é oque sobra para além de tudo isso , tudo que colocamos na planilha , lucro só existe em empresa capitalista , lucro é roubo , oque você preciso é o suficiente para manter a sustentabilidade de sua empresa  

#293

Ótimo texto.

TAREFA VERIFICADA!

#359

Tempo registrado: 31 mins em maio 17, 2016

Muito Bom

#4

Observe- se tratamento na natureza os brasileiros trabalham e tem orgulho de si próprios por fazer seus próprios negócios, falam sobre empréstimo em trabalho, trocas de produtos, percebe-se que nas trocas não é possível tudo trocar por dinheiro, as pessoas fazem artesanatos, bijuterias, e outros tipos de produtos, importância da economia diferente na natureza, tratamentos com a plantas em todas as regiões e estados.

Um comerciante compra produtos de outros comerciantes e assim ajudam um o outro, eles tinham dificuldade de cursos profissionalizante a comunidade fez projetos pra crianças varias culturas e abriram uma feira de aprendizagem, e aprendem outras coisas importantes, é muita gente que fazem do próprio bolso projetos, muita gente precisa de ajuda, montem seus próprios negócios e ajudem as crianças na aprendizagem na leitura escrita etc...

Tem pessoas que entendem as pesquisas mais nem todas entendem oque escrevem, para isso é necessário ter informações e atenção, consumir também é um investimento oque não podemos é ficar parados, o lucro não é necessário, a cooperativa de trabalho possui como missão fortalece as lutas de movimentos sócias.

#272

Ótimo trabalho.

TAREFA VERIFICADA

#5

~~Como conectar consumidores conscientes a empreendimentos da economia solidária? Esta foi a pergunta chave que levou ao desenvolvimento do projeto Mapa do Consumo Solidário.

A ideia de fazer este projeto surgiu com a oportunidade aberta pelo edital do Programa Vai Tec 2014 da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo do município de São Paulo. Neste programa, estão sendo financiados projetos com foco tecnológico e dentro de temas voltados ao desenvolvimento local.

O Mapa do Consumo Solidário tem como objetivo aproximar os empreendimentos da Economia Solidária de seu público consumidor, difundindo os princípios e as práticas dessa outra forma de produção e contribuindo para um consumo consciente. A forma como isso será feito é com suporte das tecnologias da informação e comunicação (TICs), por meio de um mapa colaborativo no qual pessoas consumidoras e empreendimentos se cadastram e se conectam. Os mapas colaborativos já são um modelo difundido de plataforma de conexão e visualização de informações em mapas o que vai facilitar o desenvolvimento do projeto partindo de melhorias do que já existe, com foco nas necessidades de seu público principal.

O projeto teve início no final de dezembro de 2015 e suas principais atividades envolvem pesquisa de público, pesquisa de plataformas digitais, parceria com projetos similares, desenvolvimento do mapa, cadastro de empreendimentos e divulgação das ações do projeto. É um projeto simples e rápido (ele terá duração de um ano) e a ideia é integrá-lo a outras plataformas digitais existentes ou em desenvolvimento que tenham a mesma temática. E tudo foi iniciado unicamente com o financiamento do programa, que nesta primeira edição tem o valor de 25 mil reais e que vai garantir uma equipe de duas pesquisadoras, contratação de especialista em programação, divulgação dentre outros gastos básicos

#6

Eu nunca havia ouvido falar muito sobre cooperativas, então foi meio complicado engolir esse negócio de economia solidária. A ideia de uma cooperativa é que todos sejam iguais, em termos de trabalho e remuneração, só que a economia solidária implica num sistema em que todas as cooperativas se ajudam, fazendo um tipo totalmente diferente de economia. E isso é, de fato, impressionante.
Comunidades pequenas criando sua própria moeda e sistemas que envolvem o incentivo a tecnologia e a cultura, de forma a criar uma teia em que absolutamente todos se ajudam e saem ganhando é algo bacana de se ver, principalmente porque todos que são envolvidos por essa teia se sentem felizes e realizados profissionalmente ao participarem desse sistema (pelo menos foi o que eu senti ao ver os vídeos), até porque todos conseguem fazer trocas de experiências, de produtos, serviços, de saberes e conhecimentos entre si, e isso fortalece tanto a cultura entre as cooperativas quanto  a capacidade delas de oferecerem mais de seus produtos, serviços, conhecimentos e etc. Sem falar das plataformas tecnológicas que oferece um meio mais eficaz de fazer com que esses cooperativas se encontrem e encontrem novos horizontes.
Numa conclusão geral, gostei muito de aprender sobre esse sistema de economia solidária. Até porque tudo o que é feito por esse sistema é de forma sustentável, então ganhou meus pontos.

#236

Gostei bastante das ideias de economia solidaria pos com isso eles estao tentando valorizar a riqueza

economica para  o ser humano . Pois a economia solidaria tem com missao implantar programas  e progetos de trabalho para gerar renda com a pespectiva de superar a pobreza urbana . Essas pessoas  incentivam o ser humano a ver uma economia diferente da que eles estao acostumados a ver.

#253

Concordo com o seu comentário, achei bem interessante até. Acho bom seu modo de pensar, é bem parecido com o meu.

Tarefa Verificada!

Abs!

#7

Tempo registrado: 11 horas, 10 mins em março 29, 2016

Economia Solidária:

Me ajudou a compreender bem melhor o que é uma economia solidária e como ela ajudou muitas pessoas pelo nosso país, Salvando empresas da falência e famílias do desemprego.

Moedas Sociais (Banco comunitário Palmas):

Essa ideia de moeda social foi muito boa ideia e uma grande jogada e com a economia solidária conseguiram melhorar ainda mais a vida de todos já que pararam de jogar dinheiro fora com grandes marcas podendo se ajudar como uma comunidade,ou seja, colocando "rolhas no balde furado".

Banco Comunitário(Muiraquitã):

No ideia dos muiraquitãs eles trabalharam com a sustentabilidade trocando 1 muiraquitã por quilo de algo sólido no vídeo o exemplo foram garrafas pet e também podiam ser usadas nos cursos digitais que eles ofereciam.

Pirambu Digital:

Foi uma ideia incrível para incentivar as pessoas a lerem em troca de internet para as pessoas que não tem acesso.

Entrevista TecnoJovem ao Daniel Tygel:

Quando eu fiquei sabendo de economia solidária achei que era como uma troca de favores mas ele explicou que é mais um meio de uma economia não tão capitalista que visa o bem de todos em comunidade se ajudando em teia que interligando dos menores aos maiores sem diferença de poder e sim como iguais.

#295

Boa resposta!

TAREFA VERIFICADA!

#8

Economia Solidária

Com a economia solidária, uma comunidade consegue se auto sustentar.
Como em um vídeo apresentado, uma cidade pobre conseguiu "se levantar" com a moeda social, tudo que era vendido eles mesmo produziam.
Eles criaram também um banco, assim não dependem da nossa moeda nacional.  Para isso tudo isso acontecer é necessário que toda a comunidade se junte,pois todo ,ou quase todo , empreendimento solidário é uma cooperativa, onde precisa-se no mínimo de vinte pessoas.  
Toda economia solidária quebra uma parte do capitalismo, do momento que você para de comprar em um comércio que depende do dinheiro nacional para continuar funcionando, você deixa de colocar o seu dinheiro na principal economia, se todos fizessem isso, quebraria a economia mundial. Todos seriam auto sustentáveis.
Se todos em um lugar conseguem produzir algo diferente, por que não começar a trocar entre si por algo que lhe interessa? Daria para montar um comércio local, sem ter que depender de terceiros. Mas, como citado no vídeo da entrevista com o Daniel Tygel, não adianta você fazer um bolo de fubá para vender com a moeda social se os ingredientes são frutos do capitalismo.

#9

Economia Solidária e Sustentabilidade

     Os vídeos abordam de diversas maneiras a economia solidária e como é utilizada na atual sociedade brasileira e como influencia e é influenciada com diversos conceitos. O intuito da economia solidária é unir e sustentar por si própria qualquer comunidade brasileira erguendo o trabalhador que se esforça para suprir suas necessidades. Os primeiros vídeos abordam de ideias simples e básicas onde visa o trabalhador de penas cidades de estados do Brasil unindo os produtores de bens matérias e consumidores criando uma ponte entre os mesmos tornando-os autossustentáveis.

     Sustentabilidade é outro assunto abordado pelos vídeos onde uma pequena ideia de moeda social é posta em prática e com a devida ajuda da comunidade de palmas, onde exerce uma enorme e notável influência nas pessoas que por fazer qualquer atividade simples é recompensado por esta moeda social. Atitude esta que faz o povo ter uma iniciativa para contornar a enorme diferença social gerada pelo capitalismo.

      Ideias estas que as tornando fundamentais para todo o Brasil melhoria do desempenho econômico. Onde a sustentabilidade agiria e todos os trabalhadores teriam uma vida mais confortável sem preocupações com extrema pobreza. Sustentabilidade que esta principalmente ligada com este assunto é o fundamento principal para resolver tal dificuldade encontrada nas comunidades brasileiras, e com essa ideia podemos prosseguir com uma sociedade controlada e equilibrada.  

#273

Ótimo trabalho.

TAREFA VERIFICADA

#10

Isso é muitas legal, os próprios cidadãos criou um banco comunitário para eles mesmo, as próprias pessoas que fazem trabalho social para eles mesmo que a sociedade muitas vezes exclui ou vira a cara, eles fazes alguns projeto como trocar garrafas pet reciclável por moedas sociais, com isso eles tanto pode reciclar ou fazer artesanato

#11

Tempo registrado: 11 horas, 14 mins em março 29, 2016

Em todos os vídeos notei uma semelhança , porém com diferenças , mas todos voltados para a mesma coisa , a ecônomia de seu bairro ou cidade . um criou a moeda social , outro o banco , a feira onde os próprios moradores trocam suas coisas uns com os outros . Sempre visando a ecônomia solidária .

#271

muito legal sua resposta

#12

Economia Solidária

Está baseada em produção e consumo. É uma forma de ajuda voltada para o meio da humanidade. Os videos abordam muito sobre a TIC ( Tecnologia da Informação e Comunicação) , muitas das empresas hoje em dia usam bastante a tecnologia. A economia solídaria também está  envolvida com política, cultura e entre outras. Tem várias ideias voltadas para a sociedade. Como mostra os vídeos, tem o banco comunitário, as moedas sociais. Tem também a parte do "Pirambu Digital" que é praticamente uma associação beneficiente para pessoas de comunidade. Onde incentiva os moradores a ter o hábito de leitura, na qual se vc le um livro durante 2 horas vc terá o direito de acessar a internet por 2 horas também.
O último vídeo fala sobre alunos do TecnoJovem que fizeram perguntas ao Daniel Tyger . Na entrevista feita, Daniel responde perguntas relacionas à "Ciranda e Colivre". Ele fala sobre a economia solidária, bem clara. Onde ele usa como exemplo, a forma de se fazer um bolo de fubá, onde ele diz que você não consegue fazer um bolo e vender como uma moeda social se você necessita e precisa dos ingredientes do capitalismo.

#260

O texto do Patrick Pedro aborda sobre a Econômia Solidária, um pequeno resumo sobre o videos mostrados na sala de aula, tendo observado que todos videos relatam sobre a TIC tendo envolvimento com a politica, cultura, natureza etc. E assim ele finalizar o texto falando sobre o que ele pensar sobre os videos, dano varios exemplos como o "bolo de fuba" falado por Daniel Tyger.

#267

Resumiu muito bem o assunto, bom para quem quer ler algo mais objetivo.

TAREFA VERIFICADA

#13

       Pirambu Digital é uma cooperativa de tecnologia que busca por meio da qualificação e do desenvolvimento de pessoas, prestar serviços de alta qualidade técnica e profissional. E ajuda também no desenvolvimento social no bairro pirambu.

Pois ajuda muitas pessoas no futuro esse projeto faz que as crianças ler em troca a internet, muita gente não ver isso que faz bem pensa que é perca de tempo, ajudara a melhorar a leitura a escrita e outras coisas.

     O Banco Comunitário Muiraquitã financia pequenos empreendimentos. o Coletivo Puraqué montou um posto para troca de material reciclável por moedas “Muiraquitãs”, que foram usadas na II Feira de Cultura Digital dos Bairros.O Coletivo Puraqué tem como missão promover inclusão digital e, por isso, já desenvolvia ações com foco na utilização de software livre e na metarreciclagem de equipamentos de informática.

   Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital.Todos desses vídeos tem objetivos de ajudar em alguma maneira ou algum jeito em sua vida ou futuro.

#274

Ótimo trabalho.

TAREFA VERIFICADA

#297

Bem objetivo, bom texto.

TAREFA VERIFICADA!

#15

Achei muito interessante essas ideias sociais,ajudam muito as pessoas.Como as moedas socias de Palmas e o banco solidario de MUIRIQUITÃ desse jeito todo lucro feito pela cidade fica na cidade com isso diminui a fome e melhora a vida de muitos moradores.E a ideia de leva tecnologia para toda a cidade foi otima pois leva mas informação para todos.

#254

Concordo com seu comentario que a ideia de criar um banco solidario foi muito boa

#16

  • Eu acho que todos os videos tem uma informação muito complexa sobre o nosso mundo , achei que todos os trabalhadores tentam viver da forma como conseguem . Existe muitas pessoas que criam projeto sociais como inclusão digital entre outros para que essas pessoa possam ter um estilo de vida melhor teve um video que fala sobre a leitura que tambem é muito importante para eles pois ele trocam 1hora de leitura por 1hr de lah house acho muito legal , o video 3 fala sobre uma situação que as pessoas estão fazendo eles estão aprendendo a não jogar mais lixo na rua pois estão separando seus lixos e com isso veio uma diminuição de lixo pois eles recebem quando recicla seus próprios lixos então acho que todos esses videos mostra a todos que a pobreza existe em diversos estados e em diversos lugar cuidar da natureza é o melhor pois virão nossos netos ,bisnetos e assim sucesivamente vamos cuidar do planeta . bjos

#17

A economia solidária é um projeto socioeconômico, político e cultural que busca o desenvolvimento humano que está dentro dos princípios democráticos e de respeito ao meio ambiente. Sob o termo de economia solidária, muitas vezes desconhecido até por seus próprios praticantes, e econômicos, que vão de empresas falidas autogestionadas por seus trabalhadores. Idealmente, espera-se que num empreendimento econômico solidário elas sejam de cooperação e que a gestão seja coletiva.

#18

Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.

#24

Tempo registrado: 50 mins em março 29, 2016

eu achei bastante interessante a economia solidária pq ela é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza ( economia) centrada na valorização do ser humano.. TODAS as sociedade em que o dinheiro foi utilizado tornaram-se corruptas. Pensar que moedas alternativas são a solução é ingenuidade e uma demonstração do quão doutrinado você ainda está ao sistema vigente.

#19

Tempo registrado: 2 horas, 31 mins em março 29, 2016

a economia reafirma assim a emergencia de atores sociais de trabalhadores como sujeito historiocos ..

uma forma que faz as pessoas ter iniciativa para contornar a enorme diferença social gerada pelo capitalismo . com a economia solitaria conseguimos se auto sustentar , como apresentado num video ,.

#21

Tempo registrado: 1 hora, 45 mins em março 29, 2016

O que é Economia Solidária

A Economia Solidária pode ser definida em três dimensões:

  • Economicamente, é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão: ou seja, na Economia Solidária não existe patrão nem empregados, pois todos os/as integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.

  • Culturalmente, é também um jeito de estar no mundo e de consumir (em casa, em eventos ou no trabalho) produtos locais, saudáveis, da Economia Solidária, que não afetem o meio-ambiente, que não tenham transgênicos e nem beneficiem grandes empresas. Neste aspecto, também simbólico e de valores, estamos falando de mudar o paradigma da competição para o da cooperação de da inteligência coletiva, livre e partilhada.

  • Politicamente, é um movimento social, que luta pela mudança da sociedade, por uma forma diferente de desenvolvimento, que não seja baseado nas grandes empresas nem nos latifúndios com seus proprietários e acionistas, mas sim um desenvolvimento para as pessoas e construída pela população a partir dos valores da solidariedade, da democracia, da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos.

A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.

São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

Além disso, a economia solidária se expressa em organização e conscientização sobre o consumo responsável, fortalecendo relações entre campo e cidade, entre produtores e consumidores, e permitindo uma ação mais crítica e pró-ativa dos consumidores sobre qualidade de vida, de alimentação e interesse sobre os rumos do desenvolvimento relacionados à atividade econômica.

#275

Ótimo trabalho.

TAREFA VERIFICADA

#25

Economia Solidária:
 O que eu observei, eles criaram uma economia diferente, eles criam um produto novo, sem valor, assim dessa forma, todo mundo tem acesso, eles trabalham de uma forma diferente, que seria a troca de uma coisa que você tem e não necessita mais, por algo que você quer.

Moedas Socias (Banco Comunitário Palmas):
 Eu particularmente achei essa ideia maravilhosa, pois pelo que eu entendi, o povo que tinha "criado" a cidade, não estava mais conseguindo mais viver na cidade, por causa do dinheiro, eu achei uma ideia genial, pois com a moeda que eles criaram, salvaram cidade deles, e além de "salvar" a cidade, eles criaram o primeiro Banco Comunitário, e assim inspiraram outras cidades.

Moedas Socias Muraquitã:
Eles criaram um projeto, no qual incentiva os adolecentes/crianças a ter acesso a tudo, música, informática, e etc. Lá eles incentivam as crianças a ganhar suas própias moedas, eles fazem atividade em troca disso, e assim eles conseguem comprar seus computadores, e tudo que precisam.

Pirambu Digital:
É uma rede de internet pra todos, mais especifico é um condomínio virtual, porém se seu condomínio não puder ter essa rede, em troca você pode ler, exemplo: 1hr de leitura e o que vale 1hr de internet, ou seja eles incentivam a leitura, isso é ótimo.

Entrevista com Daniel Tygel:
Mais especificamente, ele resumo tudo que está escrito a cima, porém com perguntas, as pessoas perguntam e ele responde sobre a Economia Solidária.

#299

Bom texto!

TAREFA VERIFICADA!

#26

Os videos tem em comum uma teia de soliedariedade de pessoas que estão disposta a ajudar sua sociedade. Faz um bem pra sociedade que integra esse comportamento, gera lucros, cultura, feiras de trocas e redas, ideias que podem ser dividida em forma de trabalho a favor da soliedariedade e de outras pessoas. Essas pessoas usam a tecnologia ao seu favor de uma forma que ajude todos.

#27

Os vídeos falam que a economia solidária está além do que se pode perceber, ela não ajuda apenas no crescimento econômico de uma determianda população,ela tambem contribui para a preservação do meio ambiente, incentivando o consumo consciente, mostrando que é possível consumir sem agredir brutalmente o planeta. Através da informação, as cooperativas conseguem manter a economia local positiva pois, a população se mantém com disponibilidade e acesso ao conhecimento. A tecnologia se faz presente nas cooperativas, através dela há conhecimento e acesso á coisas maiores e universais.

Tecnologia e Cooperativas melhoram o empreendimento solidário resultando na economia solidária positiva.

#256

Ótima observação, bons argumentos. Concordo com seu modo de pensar.

TAREFA VERIFICADA!

#301

Ótimo trabalho!

TAREFA VERIFICADA

#28

Segundo os videos exibidos, Banco comunitário e moedas sociais são duas ideias que ajudam a população de uma cidade pequena, pois gera empregos e também diminui o lixo pela rua. Com isso além de se ajudarem, ajudam a cidade deles em si.
E tambem é possível notar que a economia solidária ajuda a diminuir uma parte do capitalismo e também cria-se a oportunidade de todos trabalhadores não terem patrões, podendo criar uma coperativa e todos ajudarem a si mesmos, ou seja, os videos tem em comum a ideia de todos se ajudarem por uma sociedade melhor !

#303

Otima resposta !
TAREFA VERIFICADA

#29

           Sobre o vídeo “economia solidária” pude perceber que pessoas simples e de diversas classes sociais sabem explicar um pouco. Me ajudou a compreender que a economia solidária ajudou e tem ajudado muitas pessoas em nosso país, ajudando diversas áreas e empresas impedindo que vá a falência.

Moedas Sociais (Palmas)- A ideia sobre a moeda social junto com a economia solidária conseguiram melhoras muito mais a vida de quem já jogou dinheiro fora com “besteira”.

Banco Comunitário (Muiraquitãs)-  A ideia deles trabalha com sustentabilidade que troca um muiraquitã por algo sólido, um exemplo no vídeo passado foram garrafas pets.

Pirambu- Foi uma ideia para incentivar a leitura entre os jovens e também o aprendizado sobre tecnologia e também para quem não tem acesso a internet.

Entrevista TecnoJovem por Daniel Tygel- Quando assisti o vídeo pensei que visava troca de favores, mas ele explicou que é um meio de economia que visa o bem de todos na comunidade.

#302

Boa resposta!

TAREFA VERIFICADA!

#30

Tempo registrado: 14 horas, 59 mins em março 29, 2016

Os vídeos falam que a economia solidária está além do que se pode perceber, ela não ajuda apenas no crescimento econômico de uma determinada população, ela também contribui para a preservação do meio ambiente, incentivando o consumo consciente.

Economia Solidária:

 O que eu observei, eles criaram uma economia diferente, eles criam um produto novo, sem valor, assim dessa forma, todo mundo tem acesso, eles trabalham de uma forma diferente, que seria a troca de uma coisa que você tem e não necessita mais, por algo que você quer.

Moedas Sócias Muiraquitã:

Eles criaram um projeto, no qual incentiva os adolescentes/crianças a ter acesso a tudo, música, informática, e etc. Lá eles incentivam as crianças a ganhar suas próprias moedas, eles fazem atividade em troca disso, e assim eles conseguem comprar seus computadores, e tudo que precisam.

#305

Bom texto.

TAREFA VERIFICADA!

#31

Tempo registrado: 15 horas, 3 mins em março 29, 2016

De acordo com os videos apresentados em aula, é notório a abordagem das diversas maneiras da economia solidária e a utilidade dela na sociedade atual.
A idéia do banco comunitário, é de extrema importancia e utilidade, pois beneficiam as pessoas de baixa renda, e até mesmo, resultam em uma economia para o bolso de cada cidadão.
O Cirandas tem como objetivo, executar a ideia de economia solidária, permitindo a interação das pessoas e empresas, e assim, realizando trocas, ou compras com as moedas sociais, o que tem grande importancia para o bolso, e para a evolução da humanidade em geral, pois a ideia é voltada para todos.
O Daniel Tygel, no ultimo video, resume tudo sobre a economia solidária em geral, explicando desde o básico, até as partes mais aprofundadas sobre o assunto.

#306

Otima resposta!

TAREFA VERIFICADA

#32

    Os vídeos que vimos falam sobre Economia Solidária.Esse assunto abordado é muito importante pois a população de baixa renda "vive" disso.
    
   Moedas Sociais
Esse projeto foi uma ótima ideia,pois com essa moeda eles conseguiram mudar muito a vida da população não deixando que a cidade se tornasse uma cidade pobre.

  Banco Comunitário(Muiraquitã)
A ideia do Muiraquitã também é muito importante pois além de ser um projeto solidário, é sustentável, envolve a natureza.E a cada 1kg de alguma coisa sólida que você levar, você ganha 1 Muiraquitã.

  Pirambu Digital
É uma ótima ideia pois esse projeto incetivam as pessoas a lerem, e cada livro que você lê você ganha uma hora na internet.

#276

Ótimo trabalho.

TAREFA VERIFICADA

#33

Tempo registrado: 14 horas, 53 mins em março 29, 2016

A aula super interesante, nem sabia que tinha como fazer esse tipo de troca, fazer dinheiro

#258

pois é, muito boa essa ideia de moedas sociais. Esse projeto foi uma ótima ideia, com essa moeda eles conseguiram mudar muito a vida da população não deixando mais a pobreza atingir a comunidade. Abs!

Tarefa Verificada

#34

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para se manter. Sem escravizar os outros, sem querer tirar vantagem, sem acabar com o ambiente. Ajudando, fortalecendo a comunidade, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.
Conforme vimos nos videos a economia solidária vem se mostrando como nova opção de geração de trabalho e capital e uma resposta a favor da inclusão de todos os povos.

#35

~~Conjunto Palmeiras
Os moradores vendiam seus barracos e foram morar nas favelas, porque não tinham condições de pagar as contas. Ai eles criaram um programa, o banco empresta pra produção , qualquer lugar e portadora de desenvolvimento econômico.
Ele fundou o banco proprietário do brasil.
E bom que as pessoas não entendam o uso do banco proprietário no brasil.

Transformação social
Eles criaram um crédito, uma moeda social
A cada quilo de comida custa 1 miraquitã e como forma de pagamento eles pagam com serviços sócias e etc...  Esse projeto e como uma motivação que melhore a vida de pessoas em comunidades e conseguiram empreendedores e com isso eles conseguiram em supor te em manutenção e etc... e com isso atraíram muitos jovens
Eles pretendem em  15 anos se tornarem uma Grande empresa de software livre na amazonia
Uma criação de condomínio om internet e a cada 1 hora de leitura é 1 hora de internet que você adquire
Perguntas
Quais são as utilidades dos computadores das Tics na sociedades
Principal razão e que a gente vive no mundo de muita informações, e as tics ajudam a nós lidarmos com um numero maior de informações apesar tem alguns problemas de tics e fica com baixa analises
De que forma as tics podem beneficiar para o mundo?
As tics dao visibilidades pra dentro da economia solidaria e pra sociedades você ver as economias solidarias e isso contribuem
Oque e inteligência de economia solidaria ?
Ir contribuindo cada vez mais com a inteligência, ex e uma receita você tem que lera a receita pra depois fazer o bolo e isso e uma das grande estratégias da economia solidaria
O valor da economia solidaria esta na sua partilha
Pode ajudar a economia solidaria a crescer

#309

Boa percepção, ótimo texto.

TAREFA VERIFICADA!

#36

Pesquisa sobre Economia Solidária :
 

O que é uma Economia Solidária?

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.

#277

Ótimo trabalho.

TAREFA VERIFICADA

#37

A economia solidária se mostra muito interessante em diversos aspectos: Primeiramente, gera empregos e ofícios as pessoas que por muitas vezes não teriam acesso. Ocupa o tempo destes indivíduos, e reflete na vida dos mesmos até mesmo no setor pessoal (eles se sentem úteis, parte da sociedade, percebem seus trabalhos sendo valorizados, entre outros). Outra situação, é o fato de este sistema de economia se mostrar mais vantajoso do que o sistema atual, onde ajuda os menores profissionais associados a outros, a crescerem juntos. É nítido que nesse sistema não se busca lucro (como foi especificado no vídeo, na verdade isso não existe. Lucro é roubo. Pode existir no máximo excedente). Através desta rede, dissemina-se também cultura e conhecimento para os mais carentes. As moedas sociais são um instrumento que auxiliam esta ideia. Transformando em uma espécie de escambo, onde existem trocas de serviços indispensáveis entre os profissionais, como no exemplo do bolo de fubá.

#261

Perfeita observação. Concordo com a parte do "Através desta rede, dissemina-se também cultura e conhecimento para os mais carentes. As moedas sociais são um instrumento que auxiliam esta ideia. Transformando em uma espécie de escambo, onde existem trocas de serviços indispensáveis entre os profissionais, como no exemplo do bolo de fubá." já que busca certas referências.

TAREFA VERIFICADA!

#38

Pesquisa sobre Economia Solidária:

A Economia Solidária pode ser definida em três dimensões:

  • Economicamente, é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão: ou seja, na Economia Solidária não existe patrão nem empregados, pois todos os/as integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.

  • Culturalmente, é também um jeito de estar no mundo e de consumir (em casa, em eventos ou no trabalho) produtos locais, saudáveis, da Economia Solidária, que não afetem o meio-ambiente, que não tenham transgênicos e nem beneficiem grandes empresas. Neste aspecto, também simbólico e de valores, estamos falando de mudar o paradigma da competição para o da cooperação de da inteligência coletiva, livre e partilhada.

  • Politicamente, é um movimento social, que luta pela mudança da sociedade, por uma forma diferente de desenvolvimento, que não seja baseado nas grandes empresas nem nos latifúndios com seus proprietários e acionistas, mas sim um desenvolvimento para as pessoas e construída pela população a partir dos valores da solidariedade, da democracia, da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos.

A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.

São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

Além disso, a economia solidária se expressa em organização e conscientização sobre o consumo responsável, fortalecendo relações entre campo e cidade, entre produtores e consumidores, e permitindo uma ação mais crítica e pró-ativa dos consumidores sobre qualidade de vida, de alimentação e interesse sobre os rumos do desenvolvimento relacionados à atividade econômica.

#278

Ótimo trabalho.

TAREFA VERIFICADA

#39

A ideia da moeda social e do banco comunitário é muito legal , pois em uma cidade pobre como aquela , pode ajudar muito usando as moeda entre si ,pagando por cursos de informática , etc . A troca de garrafas pet por essas moedas , também ajuda na diminuição de lixo nas ruas e a poluição visual da cidade . Gostei da Economia Solidária , onde todos os agricultores que possuem um tipo de plantação , se unem para juntos venderem o que colhem e o dinheiro arrecadado é dividido para todos . Com essas formas de trabalho , o desemprego diminui bastante . Observei que os trabalhadores não tem vergonha do que fazem , muito pelo contrário , eles se orgulham muito do que fazem . Em relação à matéria de Daniel Tygel , ele faz um resumo de todas as matérias dadas nessa aula , respondendo perguntas resumidamente .

#40

Tempo registrado: 15 horas, 16 mins em março 29, 2016

Na Economia Solidária todos saem ganhando, não é uma economia capitalista, pelo contrário, é onde a empresa vira cooperativa e os empregados viram cooperados, todos esses trabalhadores tem o benefício do crédito solidário, e a troca funciona como um escambo, não é necessário dinheiro, cada um troca o material que pssui. Redes e cadeias da economia solidária formam parcerias e abrem oportunidades, com o objetivo de dar trabalho e renda a todos da comunidade.

A Moeda Social foi uma forma de "reconstruir" o Conjunto Palmeiras, porque os moradores sem rendas estavam vendendo suas casas. E eles criaram o Banco Comunitário, que visa dar mais oportunidades para pessoas da periferia, tinha como capital, a moeda Muiraquitã, cada quilo de resíduo sólido custa um Muiraquitã, com isso o povo conseguia comprar coisas para seu consumo, inclusive computadores.

A economia solidária traz um novo olhar para o consumo, segundo Daniel "lucro é o caixa 2 (dois) da empresa, lucro é roubo, e a economia solidária não existe para o governo".

Então é melhor eles abrirem o olho porque em breve essa economia irá acabar com a economia capitalista, e talvez, os impostos.

#312

Boa resposta!

TAREFA VERIFICADA!

#42

A economia solidária é um movimento voltado para o desenvolvimento de uma sociadade onde não é absurdamente necessário o uso de moedas capitais para que empresas, empregos e o desenvolvimento social geral ocorra. Tal economia visa que todas as pessoas de uma determinada sociedade se integrem socialmente, culturamente e politicamente de forma padrão dentro da sociedade, reduzindo o custo de vida, o desemprego e desmatamento do meio ambiente. Esse estilo de vida permite uma melhor qualidade de vida para quem o pratica.
A TIC colobora para que a Economia Solidaria venha a ser conhecida por outras pessoas e para que quem já a integra possa desenvolver melhor tal movimento. 

#43

De acordo com os videos apresentados em aula, a economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Seus princípios são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comercio justo e consumo solidário.

#44

#PESQUISA

A situação sócio-econômica da sociedade contemporânea, centrada no consumismo e na competitividade, tem gerado restrições, tanto para a economia capitalista quanto para a maioria dos indivíduos. Os estragos sociais causados pelo capitalismo exacerbado são cada vez mais evidentes e as estratégias utilizadas para corrigir esses estragos sequer conseguiram minimizá-los. Ao analisarmos uma estrutura social marcada pela desigualdade, as conseqüências sociais como o desemprego e a precarização do trabalho, passam a produzirem novos e amplos contingentes de excluídos. É, pois, em tempos de crise, que a Economia Solidária aparece como resposta às desigualdades e injustiças inerentes ao sistema capitalista, pois, privilegia, além da dimensão econômica, as esferas social e ambiental. Esta tendência não fragmentada de vida foi pensada no passado e vem ocorrendo – ainda que de modo limitado – nos dias atuais. Para demonstrar tal entendimento, ao longo do trabalho são resgatadas características do pensamento de Fourier que, hoje, aparecem fortemente vinculadas ao construto da Economia Solidária. Assim, a partir de pesquisa bibliográfica, este texto evidencia, teoricamente, por vias fenomenológicas e ontológicas, como as idéias principais do Socialismo Utópico de Fourier estão presentes nos princípios da Economia Solidária. O exercício procedido evidencia a vitalidade dos ideais do socialismo utópico na atualidade.

#45

Observa-se que os vídeos tem o mesmo tema: Economia Solidaria- Eles criam uma economia diferente, um produto novo, sem valor, dessa forma todo mundo tem acesso, todos são donos.

Forma de trabalho- Trocar uma coisa que não te interresa por algo que te interesse, sendo assim

Banco Comunitario- Baseado em cultura, eles criam forma de trocar é de ajudar a sociedade, transformação, cultura, feira para pequenos empreendedores e etc...

Economia inteligente- Uma maneira de informação para os fornecedores que trabalham com aquilo

Pirambu Digital também foi uma forma boa de ajudar as pessoas, 1hora lendo um linvro tem direito de 1hora de internet, creio que isso venha motivar muitas pessoas

#279

Ótimo trabalho.

TAREFA VERIFICADA

#46

Economia Solidaria


De acordo com os vides apresentados, a economia solidaria tem como foco principal o bem estar, é voltada a vida e não ao lucro. As empresas na economia solidaria se tornam cooperativas e os empregados cooperado, com isso todos são iguais(todos decidem). Cada vez mais a Economia Solidaria esta se tornando uma ferramenta de inclusão social de pessoas com deficiencias ou sofrimento mental.
Muitos lugares as pessoas criam "moedas" para poder ajudar na economia e o desenvolvimento do local. Um bom exemplo é o Banco Comunitario Muiraquitã(Amazonas) que usam os lixos para poder conseguir a "moeda" de troca. Foi feito esse projeto para as pessoas se conscientizar a querer transformar sua realidade mudando não só a sua propria como a de outras pessoas também, com isso as ruas diminuiram a quantidade de lixo.

A Economia Solidaria é um conjunto de atividades sociais buscando o bem de todos sem fins lucrativos. 

#262

Amei seu modo de pensar e acredito que é um dos "corretos", já que foi bem observado o que os videos retratam sendo a realidade de muitas pessoas.

TAREFA VERIFICADA!

#47

Os vídeos apresentados são vídeos de extrema importância, com assuntos bem interessantes abordados que ajudam a conscientizar as pessoas a tentar mudar o país de forma simples, uma forma onde todos saem ganhando e ainda ajudam a contribuir com a sustentabilidade da economia. No vídeo sobre a Economia Solidária, podemos ver um exemplo de pessoas que conseguiram fugir do desemprego ajudando uns aos outros com seus próprios bens. Ao invés de darem dinheiro em troca, eles trocavam as coisas que já possuía, assim ficando mais fácil contribuírem uns com os outros.

Sobre o vídeo das Moedas Sociais, que fala sobre o Banco Comunitário Palmas, achei uma ideia super inteligente, pois eles criaram uma moeda que circula apenas na comunidade dos moradores. Assim, todos saem ganhando, ninguém sai prejudicado e nem desempregado, já que todos da comunidade possuem a moeda.

O Banco Comunitário Muiraquitã é uma outra ideia fantástica, e uma das mais importantes por visar muito a sustentabilidade. Esse método poderia ser usado em mais partes do mundo, por ser uma ótima ideia de diminuir o lixo nas ruas, nos rios e mares, e assim ser beneficiado com uma “recompensa”, como os muiraquitãs, que são dados em troco de cada quilo de lixo coletado.

Então, acho que a ideia dos vídeos deveria ser mais discutida, pois é uma ótima forma de acabar com tanto prejuízo que a maioria da população sofre.

#280

Ótimo trabalho.

TAREFA VERIFICADA

#55

Desconhecia essa metodologia da economia solidária, mas achei completamente produtivo e proveitoso para onde ela é aplicada, pois foge do ciclo vicioso do capitalismo.Um ato que pode ser considerado plausível é a criação da moeda solidária, que é utilizado por meio de escambo(Troca), que facilita a integração da sociedade na economia da região. Também achei legal a troca de serviços, troca de garrafas pets e leitura de livros por acesso a internet, pois cada um ajuda com o que faz de melhor, melhora o meio ambiente e incentiva o hábito de leitura. Com tudo isso, a região se desenvolve economicamente de maneira uniforme para todos.

#49

Os vídeos deram muitos conteúdos sobre a Econômia Solidária, um dos vídeos falam sobre as moedas sociais que ajudaram na econômia de algumas cidades a se expandir e melhoraram a vida muitas pessoas. Causando grandes demandas das pessoas nas respectivas cidades, tiverem que abrir o "Banco comunitário" para poder administrar esse tipo de "moeda". Como exemplo no vídeo: Banco Comunitário Palmas.


O assunto tratado nos vídeos , teve como conteúdo o "Empreendedorismo Econômico" que ao contrário de muitos negócios não tem como principal objetivo obter lucros, mas sim trazer de volta uma espécie de "escambo" entre as empresas trocando serviços,informações e etc . Fazendo-se que não tenha desempregos no cenário do mercado de trabalho formal ou informal.


A ferramenta Cirandas é um ponto que ajudou muito a Econômia Solidária, como diz no vídeo de Daniel Tygel. Cirandas foi uma articulação que ajudou as empresas a se movimentarem junto com o avanço tecnológico e apoio com a Colivre (um empreendimento solidário de desenvolvimento de softwares livres).

#314

Bom texto.

TAREFA VERIFICADA!

#71

Tempo registrado: 2 horas, 1 minuto em março 29, 2016

http://www.mtps.gov.br/trabalhador-economia-solidaria/o-que-e

#PESQUISA

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos. São eles quem tomam as decisões de como tocar o negócio, dividir o trabalho e repartir os resultados.

São milhares de iniciativas econômicas, no campo e na cidade, em que os trabalhadores estão organizados coletivamente: associações e grupos de produtores; cooperativas de agricultura familiar; cooperativas de coleta e reciclagem; empresas recuperadas assumidas pelos trabalhadores; redes de produção, comercialização e consumo; bancos comunitários; cooperativas de crédito; clubes de trocas; entre outras.

Alguns princípios são muito importantes para a economia solidária. São eles:
1.Cooperação: ao invés de competir, todos devem trabalhar de forma colaborativa, buscando os interesses e objetivos em comum, a união dos esforços e capacidades, a propriedade coletiva e a partilha dos resultados;
2.Autogestão: as decisões nos empreendimentos são tomadas de forma coletiva, privilegiando as contribuições do grupo ao invés de ficarem concentradas em um indivíduo. Todos devem ter voz e voto. Os apoios externos não devem substituir nem impedir o papel dos verdadeiros sujeitos da ação, aqueles que formam os empreendimentos;
3.Ação Econômica: sem abrir mão dos outros princípios, a economia solidária é formada por iniciativas com motivação econômica, como a produção, a comercialização, a prestação de serviços, as trocas, o crédito e o consumo;
4.Solidariedade: a preocupação com o outro está presente de várias formas na economia solidária, como na distribuição justa dos resultados alcançados, na preocupação com o bem-estar de todos os envolvidos, nas relações com a comunidade, na atuação em movimentos sociais e populares, na busca de um meio ambiente saudável e de um desenvolvimento sustentável.

#316

Boa observação.

TAREFA VERIFICADA!

#50

Tempo registrado: 1 hora, 26 mins em março 29, 2016

A Economia Solidária

manifesta-se como atividades econômicas em que não existe patrão

nem empregado, ou seja, em que todos os trabalhadores da atividade exercem a autogestão. Estas

iniciativas são chamadas de "empreendimentos solidários" ou "empreendimentos de economia

solidária" , e podem ser associações, cooperativas, grupos informais ou mesmo microempresas de

produção, comercialização, serviços ou de consumo.

Há uma grande aceitação do Cirandas no país pelo movimento de Economia Solidária e por

organizações apoiadoras nas esferas governamental e privada. Pelo seu tamanho, os recursos

financeiros ainda são muito tímidos para maiores ações de promoção e integração do sistema com

outros. Neste sentido, identifica-se dois desafios mais importantes para o Cirandas.