Pular navegação

Tarefas da aula de Softwares Educacionais

Tarefas da aula de Softwares Educacionais

timer iconTempo registrado:
1618 horas, 44 mins

Pessoal,

As atividades de pesquisa da aula são:

(1) >> 20 min - responder ao questionário-padrão de aula no seguinte link;

(2) >> ATIVIDADES ESPECÍFICAS:

(2.1) 1h - Escreva um comentário aqui com as respostas das letras (a) e (b):

(a) Pesquise sobre alguns exemplos de Softwares Educacionais
Exemplos:
   Code - https://code.org/
   Scratch - https://scratch.mit.edu/
   GCompris - http://gcompris.net/index-pt_BR.html

   . Quais são gratuitas e quais são pagos?

   . Quais são softwares livres e quais são softwares proprietários?

   . Quais funcionam com o sistema operacional Windows e quais funcionam com o sistema operacional Linux?
 

(b) Escreva uma reação (+- 200 palavras) sobre o que você achou do tema. Pode colocar, por exemplo: o que você esperava? o que você acha agora? etc.

(2.2) 1h50min - Em grupo (de preferência, usar os mesmos grupos da aula!!), montar uma apresentação com 5 a 15 slides (pode usar o software PowerPoint ou o LibreOffice) sobre softwares educacionais, com o objetivo de apresentar a um(a) diretor(a) de escola uma proposta para uso de softwares educacionais no laboratório de computadores da escola. Ao final, uma pessoa do grupo posta um comentário com o nome e a chave dos participantes, e o arquivo anexo.

(2.3) >> 20 min Realizar a transação de "auto" pagamento da tarefa conforme a regra de utilização da moeda tecnotas16. Clique aqui para o passo a passo.  Veja aqui as regras da moeda tecnota16.

Responsáveis: 
luizart
Transações vinculadas: 

Comentários

#1

Site que contem uma lista de exemplos de Softwares Educacionais gratuitos e com alguns proprietários

https://softwarelivrenaeducacao.wordpress.com/softwares-livres-educacion...

Software educacional para linux --> http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/LE4/versao.html

#277

Bom trabalho!!!!!

Tarefa verificada

#298

bom trabalho!!!

Tarefa verificada

#389

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#2

a) Essa é uma lista de exemplos de Softwares Educacionais: https://softwarelivrenaeducacao.wordpress.com/softwares-livres-educacionais/

. todos são gratuitos e livres.

. E aqui, um pouco sobre os Softwares Educacionais que funcionam no Linux: http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/LE4/versao.html 

b) Esse negócio de Softwares Educacionais é uma coisa, no mínimo, interessante. Pois tudo que você vê nesse tipo de plataforma parece algo novo, não importa quantas vezes você tenha estudado o assunto. Por exemplo, você se lembra daquela aula de programação que você teve no 6º ano do ensino fundamental? Então. Você provavelmente não se lembra dessa aula, pois você nunca a teve! E é exatamente para isso que servem os Softwares Educacionais, para complementar o que você não conseguiu aprender na escola, ou aprender algo que a escola não ensina. De uma forma ou outra, é sempre bom pôr um pouco de conhecimento sobre qualquer assunto, sem contar que existem plataformas que treinam o raciocínio lógico e inteligência. E uma das coisas mais legais, é que esses Softwares Educacionais exploram o aprendizado muitas vezes de forma divertida, a prezar o entretenimento sem deixar de lado a educação. Por isso que esses programas são, na maioria das vezes, voltado para crianças. Mas há sempre adaptações para adolescentes e adultos, e o fato é que é sempre bom explorar esse tipo de programa, pois só há o que ganhar com eles. Enfim, o meu primeiro contato com essas plataformas foi meio que de surpresa, mas já gostei de cara, e pretendo me aprofundar mais aos conhecimentos geridos por eles.

#147

Tempo registrado: 10 horas, 31 mins em abril 19, 2016

Parabens Breno uma excelente pesquisa.

#156

booa pesquisa !!

#176

exelentes respostas

tarefa verificada

#188

Ótima pesquisa! Bastante conteúdo!

#257

Ótimo trabalho!

TAREFA VERIFICADA

#272

Bom trabalho!!!!!

Tarefa verificada.

#367

trabalho excelente mesmo.

tarefa verificada !

#376

Muito bem.
TAREFA VERIFICADA

#380

bom trabalho!!!

Tarefa verificada

#390

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#3

O meu esperado para a aula de Software Educacionais era bem baixa ,não passava na minha cabeça o que seria, pensava que ia ser uma aula bem irritante, com poucos recursos para o meu conhecimento.

Após ter a aula ,consegui ter a percepção de que Software Educacional é um assunto que abrange muita coisa. Escolas deveriam adquirir e se aprofundar mais, usar a tecnologia, que cada vez mais vai crescendo, pra usos educacionais .

#38

Que bom que a aula conseguiu mudar sua percepção, é sinal que estava interessada. Continue sempre assim!
Tarefa verificada!

#303

Ótimo trabalho
TAREFA VERIFICADA

#368

boa pesquisa.

tarefa verificada

#377

Ótimo trabalho.
TAREFA VERIFICADA

#391

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#4

Software Educacionais

Atividade 2.1:

a)

  •  Todos os sites citados são gratuitos, porém, aceitam doações.
  •  Livre - GCompris; Letra Livre; GeoNext.
  • Proprietário - Code.org;
  • Para Linux -  LUM; Xboard.
  • Para Windows - Code; Scratch; GCompris.

b)

Achei que seria uma aula chata, pois não é uma área que tenho interesse e não tenho conhecimento.
Mas, ontem com as atividades, foi até divertido a parte da programação dos jogos, precisa de um grande esforço mental! Você precisa pensar em estratégias para alcançar seus objetivos.
Mostrou também como softwares educacionais podem ajudar na formação de uma criança, que pode desenvolver sentidos, a criatividade e algumas noções básicas e tudo por meio de jogos que chamariam a atenção delas.
Com os softwares, o professor pode desenvolver uma aula mais dinâmica, até mesmo para alunos de 12 a 18 anos, sem ficar chato!     
Você pode criar muitas coisas nos sites educacionais e muitos não são pagos, assim, pode-se criar à vontade.

#41

Bom tresumo sobre a aula, e que continue com esse interesse!
Tarefa verificada!

#254

Achei muito boa sua percepção, seu resumo da aula ficou muito bom.

TAREFA VERIFICADA

#258

Trabalho bem resumido!

TAREFA VERIFICADA

#369

ótimo conteúdo

tarefa verificada !

#381

bom trabalho!!!

Tarefa verificada

#392

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#5

ao meu ver o intuito de desenvolver uma ferramenta para ser utilizada na computação. Softwares Educacionais são programas utilizados para o aprendizado de diferentes formas e diferentes ensinos, não só para ensino mais também para a criação de animações, jogos e desenhos. Mas o que são exatamente softwares e para que servem, softwares são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de instruções ordenadas que são entendidas e executadas pelo computador e como principais exemplos temos o facebook Windows e whatsapp, que são softwares onde alguém tem como propriedade a fim de entreter determinado publico com funções não educacionais mais sim; sociais como o facebook, comunicação como whatsapp e informática e operacional como o Windows. Softwares educacionais como visto na ultima aula utiliza-se de comandos simples parar executar e determinar tais tarefas todas mescladas ao universo infanto-juvenil para ensinar de maneira divertida e construtiva para crianças de diversas idades e jovens no geral. Os softwares podem ser considerados programas educacionais a partir do momento em sejam projetados para ensinar de tal forma que se aprenda e a se divertir com atividades e comandos simples desenvolvendo interesse na área de softwares como uma futura carreira determinada a partir de uma brincadeira.

#39

Parabéns pela percepção!
Tarefa verificada!

#164

Bem Interessante seu comentario, parabéns

#184

Muito bem comentado! Explicação ótima, além de uma percepção boa sobre o assunto. Ótimo trabalho!

-Tarefa Verificada

#299

bom trabalho!!!

Tarefa verificada

#370

ótimo trabalho

tarefa verificada

#382

bom trabalho!!!

Tarefa verificada

#393

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#6

Todos são gratuitos e livres

Proprietários-> Code.org

Essa é uma lista de exemplos de Softwares Educacionais: https://softwarelivrenaeducacao.wordpress.com/softwares-livres-educacionais

#7

O Code, Scratch e o GCompris são sites de software educacional,que tem como objetivo torna a computação mais acessível para pessoas de todas as idades. Aumentando assim o número de pessoas no universo da computação.
Eles ampliam os conhecimentos matemáticos e de raciocinio logico, na forma de diversos tipos de jogos, é o sistema operacional de alguns deles, permite que usuarios criem novos jogos e ajuda os jovens a pensar de forma criativa.
São totalmente gratuitos ou seja tem o software livre, pode ser acessado sem custos.
Os três utilizam o Windows como sistema operacional ;
Proprietário : Code.org
 

#40

Texto bem detalhado e resumido!
Tarefa verificada!

#302

bom trabalho!

Tarefa verificada

#331

Bom trabalho, gostei bastante.

Tarefa verificada

#386

 

bom trabalho!

Tarefa verificada

#394

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#8

Definição: Software, logiciário ou suporte lógico é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante. Software também é um produto e é desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações. Para fins contábeis e financeiros, o Software é considerado um Bens de capital.


Post completo em:

https://www.oficinadanet.com.br/artigo/1908/tipos_de_software_-_voce_realmente_sabe_o_que_e_um_software

Do que eu entendi:
Softwares Educacionais é uma ferramenta de aprendizado para todas as idades principalmente para as crianças nas escolas.É uma forma de ajudar na educação, mas não é muito conhecido,essa forma de aprendizado que desenvolve a linguagem e o ensino e também a informatica.

Tem outros tipos de Softwares como por ex:

.software de sistema
software com serviço
software de tutoriais
software de Exercitação
software  de  investigação
software de simulação
software de jogos ( EDUCACIONAIS) e etc...

 Também tem softwares pagos e gratuitos

software gratuito-É de extrema importância de compartilhações para as pessoas a  desenvolver formações , e obter a liberdade , mas claro tendo a licença para ser livre.

software pago-  ou de proprietários é aquele dono e o seu uso é comercial para qualquer produto.

Ex de gratuitos:

Sistema Operacional Linux
Linguagens Java e PHP
Banco de dados MySQL
Os programas de escritório Open Office ou BrOffice (versão brasileira)
Entre outros.

Ex de pagos:

O sistema operacional Windows
O pacote de escritório Office (Word, Excel, Power Point)
O famoso programa de tratamento de imagens Photoshop
Os programas para web Dreamweaver, Flash e Fireworks
O editor vetorial Corel Draw
Entre outros.

#117

Boa resposta, muito bem!

#157

Booa pesquisa " ..

#169

Bem pesquisado gostei.

#177

Bem Interessante seu comentario, parabéns

Tarefa verificada!

#185

Muito bem detalhado! Parabéns!

-Tarefa verificada

#274

boa pesquisa.

Tarefa Verificada!

#292

Boa pesquisa!

Tarefa verificada!

#378

Ótimo trabalho.
TAREFA VERIFICADA

#383

bom trabalho!!!

Tarefa verificada

#395

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#9

Achei que seria uma aula chata, mais é uma coisa legal é que esses Softwares Educacionais exploram o aprendizado muitas vezes de forma divertida na maioria das vezes são voltado para crianças, achei interessante a parte dos jogos, achava isso uma chatisse esse é meu primeiro contato com Softwares Educacionais mais achei interessante e pretendo aprender mais coisas acho que é pra isso que server o Softwares Educacionais aprender coisas que muitas das vezes não aprendemos na escola, não só para ensino mais também para a criação de animações.

#379

Ótimo trabalho.
TAREFA VERIFICADA

#396

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#10

Tarefa nº2

a)

  • Todos os softwares são gratuitos
  • Linux - Nenhum
  • Windows – Code; Scratch; GCompris
  • Livre – Gcompris;
  • Proprietário – Code;

b) Achei o tema interessante, aula aconteceu da forma que eu esperava, espero adquirir mais conhecimento no assunto, pois não conheço nada referente. Aula de ontem foi legal, explorou bastante a mentalidade, também mostrou que esse site possui bastante atividades que podem desenvolver e ajudar na formação de uma criança.

#190

Bom texto, porem acredito que sua pesquisa sobre os softwares deveria ser diferente ja que os exemplos que você deu são os mesmos do titulo da tarefa.

#384

bom trabalho!!!

Tarefa verificada

#397

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#399

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#11

Tipos de Softwares Educativos exemplos  :  U, ma das ações governamentais da atualidade visa à informatização das escolas. No entanto, em muitas instituições  .. Com acesso à rede INTERNET, podemos encontrar vários softwares que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem de várias disciplinas. E o mais importante é que estes softwares são gratuitos e podem ser utilizados das mais diferentes formas.

Softwares  gratuitos :  Code , Scratch, GCompris , etc ..

Softwares pagos :  sistema operacional Windows, pacote de escritório office(word,excel, power point), editor vetorial corel draw , etc ..

Quais são os Softwares Livres :  Linux, OpenSolaris, Compilador C: GCC, Eclipse, NetBeans, Apache, MySQL, VLC, GIMP, WordPress , etc ..

Quais são os Softwares  proprietários :  AVG Anti-vírus – Grisoft ,  Winzip – Winzip ,  Windows – Microsoft , Delphi – Borland ,  MS SQL Server – Microsoft  ,  Matlab – Mathworks  ,  Norton Systemworks – Symantec  ,  McAfee internet security – McAfee  ,  Whatsapp - Jan Kou  ,  Facebook - Mark Zuckerberg , etc ..

Que funcionam com o sistema operacional Linux :  Slawckaware;  Debian;  Fedora;  Red Hat;  Conectiva;  Monkey;  Ubuntu;  Mandriva;  Mint;  Opensuse;  Puppy;  Sabayon, etc.

#175

Boas respostas, muito bem!

#187

Bom trabalho!

-Tarefa verificada

#300

bom trabalho!!!

Tarefa verificada

#385

Tarefa verificada !

#398

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#12

Tempo registrado: 10 horas em abril 05, 2016

a) O code e o Scratch são gratuitos ja o Gcompris é gratuito apenas para GNU/Linux, ja para Windows e Mac Os ele é limitado para ter a cópia completa precisa-se comprar um licença.

O Gcompris e o Code são livres ja o Scracth é propietário.

Tanto o Code o Scracth e o Gcompris Funcionam no Windowns e no Linux.

b) Quando falam de Software educacional acho que é algo para crianças, algo bobo mas essa inicialização a programação me fez mudar de ideia e achei muito interessante.Quando eu dei a primeira olhada no Code pensei "isso é besteira" já que parecia algo infantil mas quando comecei o curso acelerado me ajudou a entender pelo menos o básico da programação já que até um livro de 1000 paginas começou por 1 palavra, a programação também tem um inicio mesmo que pareça bobo é o inicio para algo grande, algo impressionante que pode até decidir meu futuro já que vivo no computador pelo menos isso pode me ajudar no futuro a decidir minha profissão já que infelizmente sou bem indeciso.
Agora eu espero me aprofundar na programação, sempre tive vontade de aprender mas achei que seria algo muito complicado agora eu sei que mesmo sendo complicado não custa nada tentar como é algo que eu quero aprender não custa dar um pouco do meu tempo para isso.

#285

Parabéns pela percepção!
 Tarefa verificada!

#340

Muito bom, parabéns.

Tarefa Verificada.

#13

Os Softwares pagos ou proprietarios são aqueles que tem dono e o uso da mediante a uma licença comercial e na maioria das vezes paga.Os softwares pagos não são pagos diferentes comercialmente de qualquer outro pruduto,apenas observando que mesmo pagando por um software voce estara recebendo apenas a licença ou direito de uso e nao comprando o software propriamente dito. As empresas que mais atuam no mercado de software paga são: Microsoft,Adobe,Corel ,autodesk,apple,entre outras.

O sistema operacional windows.

O pacode de escritorio Office (Word,Excel,power ponit.

#275

Bom trabalho!

Tarefa verificada!

#400

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#15

RESPOSTAS:

O software educacional GCOMPRIS é pago, o SCRAFTCH é gratis e o CODE também e gratis.

Os softwares educacionais CODE e GCOMPRIS são livres e o SCRAFTCH.

O GCOMPRIS funciona em todos os sistemas operacionais, o CODE funciona com WINDOWS e o SCRAFTCH funciona com LINUX.

Bom, eu não esperava gostar tanto do assunto, porém me surpreendeu bastante pois eu pude criar um jogo bobo de criança mais é um jogo não para adolescentes mais sim para crianças, tem joguinhos muito interessantes que e de raciocínio e coisa e tal mais e bem interessante para quem não conhece no caso eu, me ajudou a descobrir uma coisa que eu mesmo não conhecia dentro de si mesmo e com isso eu quero dizer que eu não sabia que era capaz de desenvolver um jogo e olha no que deu, isso com a ajuda do programa é óbvio .

Eu acredito que se eu procurar outros programas eu vou me surpreender mais e mais e vou poder desenvolver muito mais jogos, programas etc...

Se eu fizer um curso de software eu não vou estar fazendo o que eu sonho mais pelo menos eu terei uma profissão boa e muito admirada pelo menos por mim e isso e o que importa, até porque se eu não gostasse ou me interessasse por tal coisa eu não estaria me interessando tanto e isso e uma coisa que da um futuro legal.

#306

Boas respostas, muito bem!

TAREFA VERIFICADA

#401

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#15

todos os sites sitados são livres porque todos aceitam doacoes.

Os softwares livres são linux e OpenSolares.

Osproprietários cod.org.

para linux LUM;Xboard

Para windows Code,stratch,GCoprims

Achei que seria uma aula chata , que não gostaria  não tenho conhecimento. Mais na aula de ontem eu percebi que e bem interesante ,mais ontem com as atividade foi interesante a programação de jogos ,precisa de um grande esforço mental para alcançar os seus objetivos.

#387

 

bom trabalho!

Tarefa verificada

#402

Bom trabalho! Tarefa verificada !

#16

a) Software Livres:

Linux, WordPress, entre outros (gratuitos)

Software propietários:

Windows, AvG, entre outros (pagos)

Windows, AvG:

Software propietários

Linux, WordPress:

Software livres

b) Eu não tinha nenhuma ideia de como séria a aula de Software Educacionais, o que aconteceria, ou o que aprenderíamos, pelo nome achava que não ia me interessar pelo que seria passado na aula, porém me surpreendeu, ainda mais por mexer com jogos, o assunto que eu mais me interesso.
Quando falaram que teria que fazer seu próprio jogo com seus comandos e seus jeitos, pensei que seria difícil, mas me surpreendeu de novo, o Software que usamos era simples e fácil de entender.
Após a aula acabar, percebi que deveria ter isso nas escolas, afinal não aprendemos só mexer em softwares, aprendemos diversas coisas, enquanto isso, pois mistura matemática, e entre outras coisas necessárias como, a estratégia pois usamos muito ontem durante a aula.
Sem contar que deveria colocar Software Educacionais para crianças também pois ajuda a desenvolver vários sentidos, e por um modo que chama atenção das crianças que são os jogos.

#166

Muito bom, me surpreendeu muito também