A-E-RO-FO-NE

É qualquer instrumento musical em que o som é produzido principalmente pela vibração do ar sem a necessidade de membranas ou cordas e sem que a própria vibração do corpo do instrumento influencie significativamente no som produzido ou seja, designa qualquer instrumento musical, que produza som, usando o ar, como fonte principal de vibração. Nos instrumentos aerofones, o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar. Os aerofones são divididos em dois subgrupos: Aerofones Livres e Aerofone de Sopro.

Aerofone Livre

Neste, o ar não é contido pelo corpo do instrumento. Em geral, os aerofones livres são simplesmente cordas ou varas que são movidos rapidamente fazendo com que o ar vibre, produzindo o som, através do movimento de um corpo sólido que se desloca no ar. O corpo vibrante não é o instrumento, mas o ar que o rodeia. São espécies de zumbidor ou zunidor, rodopiante e chicotante. Um dos instrumentos mais conhecidos nesta categoria é o rombo remonta aos tempos primitivos, e tem sido assinalada a sua presença em várias culturas do planeta. É uma peça de madeira, pequeno pedaço de tabua, podendo ser de osso, plástico, ou outro materal, extremamente achatada, entalhada em formato parecido ao de uma asa (mais grosso no centro que nas bordas) ou também parecido como um formato de peixe, amarrada a uma corda. Faz lembrar o fruto, a vagem que cai da árvore Flamboiã, que tem algumas na Av Getúlio Vargas. Quando a corda é girada rapidamente sobre a cabeça do executante, o ar vibra produzindo um som grave, através do fendilhamento do ar do objeto em movimento, é considerado um aerofone livre, de interrupção, de oscilação.

Aerofone de Sopro

Atualmente, são fabricados de madeira ou metal e a maioria é de sopro, ou seja, é o próprio instrumentista quem proporciona o sopro ou ar necessário, ainda que alguns, como o órgão ou o acordeom, sejam de fole mecânico. Nesses instrumentos, o som é modificado encurtando ou alongando a coluna de ar por meio de orifícios que são tapados com os dedos, como na flauta, ou por tubos, válvulas ou varas. A parte do instrumento por onde sopra o instrumentista chama-se bocal. Existem diferentes tipos de bocais. Nos metais, como o trompete, há um bocal sobre o qual o instrumentista põe diretamente os lábios. Nas madeiras pode haver embocadura de chanfro ou de palheta. O chanfro é uma abertura que corta o sopro produzindo o som, como nas flautas.

Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerofone