COR-DO-FONE


Instrumentos musicais cuja a fonte primária de som é a corda. Sendo a matéria vibrante principal que resulta o som, de uma ou mais cordas que são estendidas, esticadas entre pontos fixos, quando tensionada, e são classificados em Cordofone Simples e Cordofone Compostos, conforme a forma de sua construção, com a existência ou não da caixa de ressonância, presença ou não de braço como suporte.

Cordofone Simples ou Cítaras corresponde aos instrumentos em que apenas uma corda ou um conjunto de cordas é tensionado sobre uma moldura ou suporte, podendo ou não possuir uma caixa de ressonância, sendo que a sua remoção, não impede a execução do instrumento (embora possa alterar o timbre ou a intensidade do som produzido). Entre eles destacam-se, o Berimbau, vários tipos de harpas, liras e cítaras.

Cordofone Compostos designa aos instrumentos que possuem braço ou braços de diferentes extensões, e formatos, como suporte para esticar e tencionar a corda ou as cordas, trastejado ou não, além da caixa de ressonância como parte integral do instrumento musical. Entre eles destacam-se, o Marimbau, vários tipos, como os violinos, guitarras e a harpa orquestral.

O primeiro instrumento de corda do qual se tem conhecimento é o Arco musical cuja origem é situada por volta de 15 mil anos a.C. Os instrumentos de cordas são importantes na história da música mundial pois foi com um instrumento constituído de uma única corda, o monocórdio, que os filósofos e matemáticos da escola pitagórica descobriram todos os princípios matemáticos que regem os intervalos, escalas e a harmonia, dando origem ao estudo da teoria musical há mais de dois mil anos.


Execução


Assim como há uma variedade de formatos, formas de construção, tamanhos, material utilizado na construção, quantidades e espessura de cordas, também a maneira de execução dos instrumentos de cordas é bastante diversificada. Porem todos eles têm em comum, é que as cordas, são estendidas entre dois pontos de apoio (normalmente chamados de cavaletes) e tensionadas de modo que a maior parte do seu comprimento fique livre para vibrar. Em alguns casos a tensão é dada pelo próprio corpo do instrumento e não é possível controlá-la para alterar a afinação, como é o caso do Berimbau. Alguns possui, meios de controlar a tensão das cordas, por parafusos, cravelha ou alavancas. Devido ao pequeno volume sonoro que a vibração de uma corda produz, a maioria dos instrumentos de cordas têm uma caixa acústica que amplifica o som produzido, alguns necessita de amplificação externa, outros podem ser obtida pela aproximação do instrumento de corpos ocos e, em alguns casos, o próprio corpo do executante, como a boca ou a caixa torácica ou ainda aqueles que permitem a remoção da caixa de ressonância, sem que isso prejudique substancialmente o som.


Produção do som


Para fazer a corda vibrar, ser tensionada e produzir o som, três métodos principais são usados: as cordas podem ser beliscadas, friccionadas ou golpeadas. Qualquer instrumento de cordas pode ser executado pelas três formas, mas alguns são mais frequentemente usados de uma forma que das outras.

Cordas dedilhadas, a corda é colocada em vibração ao ser beliscada ou tangida com os dedos, unhas, palhetas e outros objetos afim de dedilhar a corda. Em outras palavras, a corda é levemente deslocada de sua posição de repouso e depois solta para que vibre livremente. Esta forma de execução faz com que o som se inicie bruscamente (ataque de curta duração). A corda mantém a vibração por um tempo longo e decai lentamente até o silêncio. Timbres ligeiramente diferentes podem ser obtidos caso as cordas sejam acionadas com a ponta dos dedos, com as unhas ou com o uso de palhetas, sendo que a última forma é preferida quando as cordas são de metal ou muito tensas.

Cordas friccionadas usa-se um arco feito de madeira, com um feixe de filamentos que são fixados às suas extremidades e tensionados, e então friccionada transversalmente sobre as cordas, produzindo uma vibração rica, muito diferente do timbre da corda beliscada ou golpeadas. Este som podem ser longas quanto o músico deseje, pois duram todo o tempo do movimento de fricção. A intensidade do som pode ser controlada tanto pela pressão do arco contra as cordas como pela velocidade na qual ele é friccionado.


Cordas Golpeadas neste caso pode ser produzido o som, quando as cordas podem ser golpeadas com baquetas, martelos ou com o próprio arco. O som da corda golpeada se inicia bruscamente, e quando a corda não é abafada, tem longa duração. Um exemplo próximo desta execução é o Berimbau que só possui uma corda e tem seu comprimento controlado por uma moeda ou anel metálico em uma das mãos, enquanto a outra golpeia a corda com uma baqueta. A intensidade das notas é controlada pela força da batida.

Alguns instrumentos podem ser usadas pequenas baquetas que golpeia uma corda de cada vez, músicos habilidosos podem controlar diversas baquetas em cada mão para compor acordes.