Pular navegação

Blog

Ajuda

SCRUM

Metodologia ágil de gestão de projetos dividido em sprints (períodos de tempo), nos quais atividades devem ser executadas. A cada dia de um sprint a equipe faz uma reunião em que se identifica obstáculos e se estabelece prioridades. Ao final de um sprint a equipe apresenta o que foi implementado e, então, parte-se para o planejamento do próximo passo.

Trava: 

Janela de Johari

Uma ferramenta conceitual que apresenta a dinâmica das relações interpessoais e os processos de aprendizagem em grupo. A partir de um quadro de representação permite-se indicar o grau de consciência nas relações, estabelecendo os elementos em um gráfico que traz duas janelas: busca de feedback versus auto-exposição. Elas são subdivididas em quatro áreas: livre, cega, secreta, inconsciente.

Trava: 

Lego Serious Play®

Abordagem que usa peças de Lego com o fim de levar equipes a criar metáforas e narrar experiências a respeito de suas organizações. A partir dela pode se construir cenários imaginários para contar suas histórias.

Trava: 

Não consigo alinhar meu time

BMG Canvas

O Canvas de modelo de negócio é uma ferramenta de gerenciamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes. Trata-se de um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos de áreas críticas de um negócio.

Trava: 

Não sei se é a hora de colocar meu produto no mercado

Matriz de abertura

Ferramenta para analisar possibilidades em diferentes cenários utilizando matriz 2x2 que varia seus eixos entre condições de otimismo e pessimismo, além de alto e baixo índices de troca de informação entre partes interessadas.

Trava: 

Não sei se é a hora de colocar meu produto no mercado

Lançamento controlado

Avaliar o lançamento em fases ou em localidades específicas para ter maior controle sobre a satisfação, rápido aprendizado e minimizar o impacto negativo caso haja. 

Trava: 

Não sei se é a hora de colocar meu produto no mercado

Pesquisa profunda

Procure desenvolver uma pesquisa profunda sobre a concorrência. Quem são os concorrentes que possuem negócios semelhantes ao seu? Quem são os concorrentes que, apesar de terem produtos ou serviços diferentes, disputam as mesmas receitas com você? Quais estratégias eles usam para disputarem mercado?

Trava: 

Não sei quem são meus concorrentes

Análise de cadeia de valor

É um conjunto de atividades que uma empresa realiza para fornecer um produto ou serviço de valor para determinado mercado. A ideia é ver organização (ou o produto ou serviço) como um sistema composto de subsistemas, com suas respectivas entradas, processos de transformação e saídas.

Trava: 

Não sei quem são meus concorrentes

Análise de concorrência

Identificar os concorrentes e agir a partir dessa análise. Primeiro, analisa-se as características do próprio produto ou serviço. Em seguida, busca-se comparar com os demais, mediante pesquisa de mercado, observação direta, entre outras formas de coleta de informações.

Trava: 

Não sei quem são meus concorrentes

PTM: Propósito Transformador Massivo

É o propósito maior de uma organização. Geralmente mostra a razão da existência de uma empresa, é inspirador, ambicioso e busca a transformação radical. O PTM precisa responder duas perguntas: Por que fazemos esse trabalho? Por que a organização existe?

Trava: 

Não sei se isso é ético
Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.