Parâmetros de acessibilidade em edificações
O módulo se referencia a ser adotado deve ser de 0,80 m de largura por 1,20 de comprimento, que compreende a medida da cadeira com o usuário. Figura pagina 153
A área de giro é o espaço necessário para uma pessoa utilizando cadeira de rodas girar. Ela deve considerar:
- para 360 graus, um circulo de 1,50 m de diâmetro;
- para 180 graus, uma área de 1,50 m por 1,20 m,
- para 90 graus, um quarto de circulo de 1,20m. Figuras pagina 153 e 154.
Área de transferencia: é a área para que uma pessoa utilizando cadeira de rodas possa se posicionar próxima ao objeto para o qual se transferirá. Ex: junto a vasos sanitários, camas, macas, boxes de chuveiro, piscinas, veículos. Sua projeção deve ser de 0,80 m por 1,20m. Figura pagina 154.
Área de aproximação: é uma área para que a pessoa possa se aproximar, utilizar e manipular com autonomia e segurança mobiliário e equipamentos. Ex: lavatorios, mesas de trabalho, balcoes de atenfimrnto, caixas eletronicos.
- 4 comentários
- Leia mais
- 3599 acessos
Introdução
Para que os espaços se adaptem às capacidades e necessidades de todos os usuários, é preciso adotar, durante todo o processo de elaboração do projeto, uma série de critérios que servirão de guia até a definição completa de como se dará a relação entre o usuário e o espaço.
Para ser considerado acessível um espaço tem de reunir todasas condições para que todas as pessoas o utilizem comodamente, inclusive as que tenham deficiência ou mobilidade reduzida.
Fonte: livro Desenho Universal - Métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas, Silvana Cambiaghi
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 1160 acessos