Pular navegação

Workshop Documentário Sociocultural - Relato primeiro dia 08/10/2013

Workshop Documentário Sociocultural - Relato primeiro dia 08/10/2013

Todos os dias postarei aqui no corais e no grupo do facebook, relatos do  que vem ocorrendo dia a dia no workshop documentário sociocultural.

Pela manhã foi feita a apresentação dos alunos. Cada um falou de suas experiências com arte e de seu interesse por cinema, documentários e o que buscavam no workshop. A fauna é bem diversificada, temos pessoas que aparentam ter entre 23 e 40 anos, profissionais e estudantes das area de ciencias sociais, fotografia, cinema, designer gráfico, jornalismo e afins, foram 11 pessoas hoje.

Ainda de manhã rolaram exibições de alguns trechos de filmes do próprio Juan Sarmento (cineasta, colombiano radicado na Alemanha há 10 anos) que está condunzindo o workshop. Daí se seguiram discussões sobre linguagem, sobre estética, sobre o cinema documental intervindo na realidade. Durante a discussão Juan sugeriu um livro que se chama El Cine Documental Segundo Patrício Gusmão, autor Patrício Gusmão. O diretor falou também que não poderíamos usar entrevistas nos doc`s. Temos liberdade, mas não devemos fazer entrevistas, para estimular contar uma história documental com os recursos mais da imagem do que da palavra.

O almoço foi bancado por eles. Aliás a estrutura do Centro Cultural Brasil Alemanha é muito boa. Logo que chegamos tinha café da manhã, frutas, sanduíches, biscoitos...o almoço foi num restaurante na Gervásio Pires, perto do CCBA que fica na rua do Sossego. Lá conhecemos melhor a estagiária alemã do centro que está auxiliando Juan na tradução de algumas palavras. É uma figura interessantíssima, veio de Curtiba há um mês e falou de suas impressões sobre o Recife. Mestranda em Letras, cicloativista e já viajou um monte. Filipe falou com Juan pra ele disponibilizar seus filmes para exibirmos no cineclube. Ele topou e prometeu disponibilizar 3 ou 4 entre curtas e longas. Porém, nenhum com legenda em português, os em espanhol a gente desenrola, os em alemão a gente arruma uma solução, Filipe e eu até cogitamos a possibilidade da estagiária de lá nos ajudar.

De volta pro CCBA foi hora de cada um falar sobre o que pretende filmar. Juan pareceu se empolgar com nossa proposta que foi a do Alto da Lu. Os demais alunos apresentaram ideias pouco amadurecidas sobre relações com o espaço e contrastes sociais. Aliás, a desigualdade social foi uma preocupação recorrente entre eles independentemente da area.

Por fim, dividiram-se as duplas de trabalho, a nossa (Filipe e eu) foi a que estava pronta desde o inicio, e foi pedido que se levassem os equipamentos amanha, para poder haver um corte já mais objetivo do doc que será produzido.

Pré-visualizarAnexoTamanho
documentario_sociocultural.jpg
documentario_sociocultural.jpg56.25 KB

Comentários

#1

massa, carlos! fico feliz por vocês estarem aproveitando.

espero q role essa parceria com o palestrante. 

qualquer coisa estamos por aqui

#2

Filipe falou com Juan pra ele disponibilizar seus filmes para exibirmos no cineclube. Ele topou e prometeu disponibilizar 3 ou 4 entre curtas e longas. Porém, nenhum com legenda em português, os em espanhol a gente desenrola, os em alemão a gente arruma uma solução, Filipe e eu até cogitamos a possibilidade da estagiária de lá nos ajudar
 
Inclusive hoje mesmo acenamos com essa possibilidade pra ela, ela se mostrou receptiva e disse que já fez trabalhoa parecidos!

#3

O workshop parece ser muito interessante. 

#4

É sim, tem sido uma boa vivência, ja ja posto o relato do terceiro dia

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.