Relato do fechamento do Congresso de Direitos Humanos e Expoidea
Ontem fui pra UFPE pra cobrir o encerramento dois importantes eventos com os quais o Tear tem ligação. O Congresso de Direitos Humanos e a Expoidea. Apesar de não estarmos inseridos diretamente nos dois eventos, os seus fechamentos foram feitos pelo Ciranda Filosófica e Palco Livre, respectivamente. Daí aproveitei para cobrir os eventos e costurar algumas articulações.
I Congresso de Direitos Humanos e Cultura de Paz da UFPE:
Este evento ocorreu no auditório da Editora da UFPE, um lugarzinho bem longe e esquisito. Mas o auditório tem uma capacidade razoável, creio que pra umas 300 pessoas ou mais.
Rolou a Ciranda Filosófica, cujo o tema girou em torno do homem na contemporaneidade. As falas se alternavam entre a repressão do sexo na vida cotidiana tanto da parte estrutural, quanto das "travas" que os indivíduos se auto impoem. Bastante interessante a exposição. Não houve abertura para perguntas e o clima foi de confraternização e homenagens até o fim das atividades. Ao final do evento me reuni rapidamente com Francisco e Natália. O contato com eles, apesar de rápido, foi bem produtivo. Alguns pontos foram colocados para a próxima sessão da Ciranda no final de Novembro e para a mostra de Direitos Humanos que eles vão coordenar e inclusive já receberam os filmes.
Sobre a mostra eles conversaram comigo sobre a possibilidade de levar uma comunidade para a UFPE (pensei na comunidade do Tururu, em parceria com o Coletivo Tururu) e tb me sondaram sobre a possibilidade de fazer descentralizada a mostra com algum dia rolando na concha. Sinalizei positivamente, mais tarde falei com Eduardo e ele sugeriu encaixar essa mostra na Confraborativa dia 20 de dezembro. Eles já receberam os kits dos filmes e vão exibir. Fiquei afim de sugerir locais como o MAC e o CCBA tb, já que a intenção é descentralizar.
Sobre a próxima Ciranda, eles falaram que tem duas bolsistas levantando arquivos de imagem antigos e que podem nos ajudar na elaboração do próximo teaser. Falei da possibilidade de experimentarmos a captação do audio por nós mesmos (aproveitando os conhecimentos adquiridos na oficina de streaming), mas em carater experimental.
Eles já ajeitaram o problema que estavam no e-mail e já podemos nos comunicar por lá, me comprometi a manter e intensificar este contato.
Final do Palco Livre cultural de encerramento da Expoidea
Cheguei lá e fui direto pra onde estavam Daniel, Eduardo e Sandro perto do palco. Saquei como estava rolando a transmissão, e a transmissão tava rolando online tanto o audio quanto o vídeo. Ele conseguiu duas linhas de internet, e usou cada uma para uma tarefa. A transmissão do vídeo foi via web cam conectada num notebook. Curioso que Daniel fez ainda algumas movimentações com a cam. Tudo rolando de boa lá, não cheguei a sacar a audiência como estava.
Falei com Eduardo pra ver a possibilidade da mostra de direitos humanos e a resposta foi a que coloquei acima, a de integrar a exibição à confraborativa dia 20 de dezembro.
Depois Sandro quis ir tomar uma breja. Como ele é da comunicação, ele tava divulgando em tempo real os links de transmissão. Aí ele pediu pra eu assumir lá. Entrei nos perfis do Tear e no meu perfil pessoal e fiquei reforçando a divulgação do evento e dos links in loco.
Saí de lá perto das 22h e tava bombando velho. Muita gente! Nunca vi tantas pessoas na concha. Nem no São Sambas que costuma dar gente. Foi bem massa, creio que a volta às aulas ajudou muito.
E foi isso, se lembrar de algo mais coloco nos coments.
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 955 acessos
- Imprimir
Comentários
#1
massa caê. bom relato! o tema pareceu ser bem interessante, como os cartazes sugeriam.
acho a parceria com o tururu uma ótima ideia. seria massa o pessoal do ciranda mandar direitinho uma programação ou algo parecido de como eles pensam essa mostra
será q o pessoal do coletivo disponibiliza algum transporte pra levar o pessoal do tururu? seria massa cid e neto passarem o curta q eles fizeram lá.
podíamos sim descentralizar lançando a ideia no ccba. acho q seria simples chegar lá e procurar christopher e lançar a ideia pra ele. só q isso tem q tá no papel e tem muita gente envolvida pra resolvermos só eu e vc.
se rolar esse almoço na segunda tentaremos adiantar boa parte
#2
Rola sim o almoço amanhã....O lance do transporte o ciranda falou que providenciava....
#3
Editei o post acrescentando o relato do Palco Livre.
#4
Bem interessante essa oportunidade com o tururu!