Roteiro - Jardel/BN: imagens ruídosas de uma trilha hardcore

Pontos: 0

Então galera, essa ideia surgiu das minhas pedaladas de jardim atlântico pra bairro novo. Uma diversidade muito grande de arquitetura e pessoas, conforme explico no argumento. Esse seria um esboço do roteiro. Tentei começar a captar as imagens com meu celular, mas num deu certo, apareceu quase nada, a camera dele é bem fraca. Vamos pensando em soluções, se conseguirmos dar um start nele, acho que podemos aprender bastante, caso o curta em sí não se concretize. Vamos conversando. Se não for claro em alguma das explicações me questionem nos coments. Go ahead!

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Título: Jardel/BN: momentos ruídosos de uma trilha urbana hardcore. Título referencial a como chamam popularmente os bairros de Jardim Atlantico e Bairro Novo. Trilha se referindo a trilha no sentido de caminho e a trilha de trilha sonora. Caminho hardcore se referindo a dificuldade de pedalar no trajeto e ao estilo musical. Claro que não é definitivo, podemos ir trabalhando nele.

Argumento: No trajeto entre Jardim Atlântico (Jardel) e Bairro Novo (BN), uma paisagem de ruas bem asfaltadas, outras nem tanto, outras de barro, orla marítima, arranha céus e casas estilo veraneio antigas, se descobre um universo de modificação da paisagem urbana e de uma “fauna humana” altamente diversificada. A trilha seria uma mistura entre ruídos e silêncios das urbanidades e marcações de hardcore tipo baixo,levadas de bateria, noise com microfonia, em ruídos transversais que comporiam um aspecto caótico da trilha.

Storyboard escrito: 1- Imagem do mapa geral da região, aproximando para algum ponto (talvez o ponto de partida) com efeito do kdenlive, tipo aquele que se usa nos teasers do Ciranda Filosófica. 2- Quadros com imagens de manhã (cerca de 8h), Fim de tarde (cerca de 16h30/17h) e começo da noite (cerca 18h30/19h). Não será nessa ordem não quero algo linear, podem ser imagens mais “borradas”, mas que dê pra ver alguma coisa (na minha primeira tentativa não deu pra ver nada, já já falo mais sobre a camera). No canto da tela gostaria de criar um padrão [bairro; horário, tipo Bairro Novo, 16h am ou pm, nem sei direito, hehehheheehe]3- A tomada reveladora: com uma tomada de eu indo da casa de Luísa até a parte da rua que eu dobro. Dá pra ela fazer isso com a camera dela, com uma qualidade melhor, essa seria revelando a quem ainda não sacou que era um trajeto de bike.

Especificidades técnicas: Primeiro de tudo camera “on board” pra filmar o trajeto. A captação de som faremos num momento diferente da pedalada, pra não precisar de som na camera e porque ainda q seja possível ter som na camera na velocidade da pedalada vibra muito. Sobre a trilha podemos ir fazendo no ardour e/ou audacity ou enxertando trechos de músicas que já existem.

Sobre a camera comentei algo com Isaac, tem que ver se rola. De repente os parceiros do Oxe poderiam dar uma força, seria um aprendizado massa pra todo mundo!

Plano de trabalho:

1- Viabilizar a camera ( de preferência construindo com o pessoal do Oxe)

2- Captar a imagens (trabalho solitário meu na pedalada)

3- Tratarmos as imagens captadas todos juntos

4- Construírmos a trilha todos juntos

5- Finalizar todos juntos

Comentários

#1

ok carlos! deu pra ter uma boa ideia de como seria:

seria uma mistura de documental/pessoal/artístico ne?

tu consegue botar um print screen de um google mapas desse trajeto A até o B?

acho legal fazermos uma câmera junto, mas tenho a impressão q no ml tem umas câmeras assim adaptáveis digitais com boa resolução q custam algo em torno de 100 e pouco

#2

Se o audio for o do ambiente, eu posso captá-lo.

Eu quero participar de tudo isso, coloquem aqui as datas dos encontros.

#3

O print é mais ou menos isso aí

#4

Achei essa aqui, que é pra por em capacetes. Prefiro tentar construir uma. Mas tem essa opção tb http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574319731-camera-filmadora-prova-...

#5

Camera para movimento com boa captação é gopro. Posso ver alternativas, mas é a melhor indicação.

Gopro: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573941824-gopro-hero-3-white-edit...

Xingling: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-570486084-filmadora-cmera-esporte...

#6

onde tá o ponto A e o B? Seria o A, a casa de Luísa e o B a PE-001?

Acho interessante o uso da câmera de Luísa, caso ela não se oponha. A imagem é muito boa e a abertura que a lente proporciona, dá o toque artístico. Acho que a imagem é bem melhor que numa Sony Handcam HD dessas.

Mas, uma coisa que não ficou claro, pra mim. A câmera filmaria em cima da bike, num mount. Ou ela ficaria num tripé na rua filmando o ciclista? A câmera em cima da bike pode tremer muito, e é uma câmera pesada.

Talvez fosse interessante captar som e imagem, fico pensando se não pode dar um ocasional problema de sincronia entre um e outro, dependendo do uso..

#7

Gopro é a melhor, e é leve. Dá pra colocar num capacete ou em qualquer mount. Mas não sou muito chegado na imagem, n, e a bicha tá cara. Talvez a xingling seja uma alternativa interessante.

Mas insisto em um teste com alguma câmera que já temos.

#8

Mas insisto em um teste com alguma câmera que já temos.

Movimentos bruscos distorcem a imagem (testes feitos na camera de meire) e deixá-la travadona tiraria (para mim) toda a sensibilidade. Para mim a camera seria uma extensão do olho do ciclista...

#9

É, se for assim, com uma câmera grande não rola.. o ideal seria colocá-la num capacete e isso só rola com uma câmera pequena.

#10

Rapazes comprei essa camera que mencionei no #4. Infelizmente, meu orçamento não deu pra uma GoPro, utilizarei esta, mais arriscando mesmo. De qualquer forma se ela não captar bem as imagens, no mínimo terei uma noção de em q parte da bicileta colocar, para adquirir os angulos desejados. Pretendo experimentar vários e ir captando sem pressa nem maiores expectativas.

Ainda não futuquei muito ela, mas ela nao vem com cartão SD. Preciso de um de 32GB pra colocá-la pra funcionar. Talvez eu demore um pouco a adquiri-lo pq nao é tão barato.

Esses dias pegarei as especifícações e colocarei no inventário do Tear. Se de repente ela não me levar onde quero chegar nesse lance das bikes, q de alguma forma ela sirva para outras jornadas.

#11

Caraca, comprasse mesmo? Parece ser massa. Eu acho que vai servir, sim.

Cadoca, demora um pouco pra chegar, mas, eu recomendo usar www.aliexpress.com pra adquirir algumas coisas. Tem bastante coisa barata lá, inclusive cartões de memória class 10.

#12

Não precisa de cartão, vc pode usar boleto bancário. É bem prático.

#13

kct pq um cartão de 32gb?

#14

Bacana @Heitor, vou dar uma sacada no site, vou dar uma vasculhada. Achei ele na média de 65 a 70 reais.

32GB é muito grande @Vinicius? É pq eu nao tenho noção mesmo, mas no anuncio tem dizendo q precisa cartão de 32GB q nao está incuso no produto. Acho q essa semana farei os primeiros testes usando o cartão da camera de Luísa, não sei ainda de quanto é o dela, mas vou checar.

#15

com certeza o dela é menor.. faz o teste, acho q tu n vai precisar de tanto n, no máximo 8gb, por enquanto, daí é bem em conta

#16

O mínimo recomendado pra se filmar em HD é 32GB. O mínimo mínimo é 16GB.

#17

No aliexpress é barato. Não ponho o link aqui pq já tô fazendo propaganda demais desse site sem receber nada por isso hahahahahaha

#18

Deixa de ser modesto vinicius!! 32gb não serve pra quase nada :P