Pular navegação

Amostras de audios em externas para análise e enriquecimento de planejamento para os próximos projetos.

Ajuda

Amostras de audios em externas para análise e enriquecimento de planejamento para os próximos projetos.

Aqui estão alguns mp3 gerados diretamente do gravador sem quaisquer edições. Foram gravados na noite de ontem 31/07/14. A finalidade de mostrar isso é enriquecer o planejamento de futuros projetos, no que tange principalmente à gravação de externas, o que, geralmente, envolve uma dificuldade maior. No nosso caso, poder planejar sem se preocupar tanto com as condições de tempo e de captação, obtendo um audio mais flexível e mais próximo do real.

*****Escutem com bons headphones ou quaisquer outros equipamentos de boa fidelidade*****

01.mp3 (ônibus e avenida) foi gravado na parada de ônibus antes de ir para nosso encontro de ontem na concha. Pode-se perceber o excesso de graves, um pouco mais do lado direito, causados pelo vento que vinha da praia e estava batendo mais do lado direito do gravador que estava mirando para a rua. Aos 55 segundos eu coloco o pop-filter de espuma e os graves do vento somem quase que absolutamente a não ser os dos ventos mais diretos. O ideal para esse caso seria um dead cat, pois a espuma é desenhada apenas para vozes ou determinados instrumentos, mas quebra um galho legal.

02.mp3 (van, grilos, conversa e avião) foi gravado já na concha esperando Leilane descer e os demais chegarem (cheguei cedo \o/). foi gravado sem espuma e pode-se perceber um pouco de graves no canal esquerdo, causado pela brisa sutil da várzea à noite. o mínimo vento é suficiente para ser captado e causar interferência. Neste audio aparece uma van da guarda do campus, a fala de dois guardas e um avião ao final.

03.mp3 (chuva) foi gravado quando cheguei em casa e estava chovendo. Sem o filtro.

Esses audios estão totalmente crus, sem qualquer correção de equalização, compressão, filtro e etc. O gravador grava tudo em baixos volumes a fim de preservar a bateria, sendo necessário uma correção de ganho final, o chamado 'makeup gain'. Gravando dessa forma e fazendo uma edição compromissada, dá pra chegar em timbres que tragam o espectador pra dentro da obra. Pode parecer perfeccionismo demais para produções independentes, mas a gente sabe que o audio merece a mesma importância do video e que qualquer melhoria é importante.

Abraços!

Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
Produção Audiovisual
Pré-visualizarAnexoTamanho
01.mp33.64 MB
02.mp33.59 MB
03.mp35.94 MB

Comentários

#1

A qualidade é muito boa! A espuma dá uma diferença incrível.

@heitor obrigado pelo compartilhamento disso.

#2

Massa. Pensar algum projeto agora talvez fique mais fácil, ou até se torne interessante revisitar outros projetos que eventualmente tiveram algum problema com captação. A gente constrói.

\,,/

#3

Maravilha Heitor. Eu tô no trampo até umas 17h e sem fone de alta fidelidade aqui pra poder sacar, mas chegando em casa eu ouço. Valeu!

#4

Realmente rapazes é notória a mudança de qualidade ao colocar a espuma na primeira gravação. Curti muito a captaçãodo som do avião na segunda e do som da chuva na terceira. Dá pra fazermos ótimas externas com este equipamento.

#5

Massa, valeu. A ideia é essa. :D

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.