Pular navegação

Cada grupo apresenta as principais necessidades e/ou demandas para serem trabalhadas como Fundos Rotativos.

Cada grupo apresenta as principais necessidades e/ou demandas para serem trabalhadas como Fundos Rotativos.

Os estudantes precisam relatar quais são as necessidades/demandas por grupos. 

Prazo: 
04/11/2022 (O dia inteiro)
Responsáveis: 
Steteixei

Comentários

#1

Essa questão foi elaborada pelas alunas Alice Monteiro, Luana Nunes e Raiany Almeida

O grupo da gastronomia relatou a dificuldade de se reunirem com todos do grupo, para produzir um único tipo de produto para então conseguir gerar recursos para o fundo. Pensou-se na criação de uma biomassa e a partir dela gerar recursos, como uma forma de estratégia para alimentar o fundo, além da necessidade de recursos para promover as degustações, bem como as mesas, que são parte da estrutura do evento. Por fim, foi pensado na possibilidade de utilizar o dinheiro do fundo para outras atividades, como cursos.

O mercado de pulgas relatou a necessidade de adquirir bens para infraestrutura, como mesas e araras, até itens para a produção de artesanato. Foi dito que gerar recursos para o fundo não seria uma dificuldade muito grande para eles.

Os quintais produtivos precisam de captação de água para a manutenção dos quintais - algo que necessita de investimento – além do problema da não captação de recursos para devolver ao fundo, visto que a obtenção de renda não é um objetivo desse grupo em específico. Os quintais possuem uma finalidade solidária, criado para consumo próprio entre as pessoas do grupo – os participantes, não usam os quintais para sobrevivência ou fonte de renda. Alguns equipamentos são usados por outros segmentos, e seria interessante haver o fundo para materiais como escadas, por exemplo. Foi falado do fundo como uma poupança. Utilizado para juntar dinheiro e emprestar de acordo com as necessidades do grupo ou indivíduos, e como forma de captação de recursos, pensou em eventos em datas festivas.

A Alfasam utilizaria o fundo rotativo para compra de medicamentos quando necessário - o que é bem frequente. A principal atividade é ajudar as pessoas que precisam, que estão passando por alguma dificuldade, como cestas básicas. Foi falado também sobre a dificuldade em repor o recurso que sai do fundo, visto que esse grupo não exerce atividades lucrativas.