Pular navegação

Como postar conteúdos na rede Colaborativa iTEIA

Ajuda

Como postar conteúdos na rede Colaborativa iTEIA

Uma das ações da Cobertura Colaborativa da #TEIAdaDIVERSIDADE é fomentar o uso de acervos multimídia livres disponiveis na Internet. 

Acervo Multimídia Livre são plataformas desenvolvidas em softwares livres que oferecem hospedagem gratuita de conteudos multimídia autorais e oferecem a seus usuários opções de licenciamento destes conteúdos em copyleft. Existem diferentes iniciativas neste sentido, desde ações de blibliotecas e instituições de pesquisia e ensino como iniciativas mundiais da sociedade civil como o Archive.org. No Brasil podemos citar as iniciativas do Domínio Publico, Estúdio Livre, Rede iTEIA e o Pernambuco Nação Cultural sendo este último mais restrito a cultura pernambucana.

Para postar conteúdos através do portal da Rede iTEIA é necessário um login de acesso. Caso faça parte de algum ponto de cultura ou coletivo cultural realize o cadastro de colaborador. Nos primeiros campos do cadastro informe os dados do seu coletivo e abaixo no mesmo formulário seus dados pessoais. Caso seja um comunicador independente realize o seu cadastro como autor da rede.

Os novos cadastros podem ser aprovador por qualquer usuário colaborador da rede, quando seu cadastro for aprovado um email será enviado automaticamente ao email informado contendo uma senha de acesso.

Acesse www.iteia.org.br/gerenciador e informe o seu login e a senha para acessar o Gerenciador de Conteúdos.

Para trocar sua senha clique na opção Meu Cadastro no canto superior direito da tela e selecione a opção "alterar senha do cadastro" . Nesta tela também é possível atualizar as informações fornecidas durante seu registro no portal e detalhar melhor seu perfil incluindo sua foto pessoal, biografia de atuação e os links para seus sites e contas em redes sociais. 

Para cadastrar um novo conteúdo selecione um dos quatro formatos suportados pela ferramenta: áudio, videos, texto e imagens 

Depois basta preencher as informações inerentes ao novo conteúdo: título, descrição, anexar os arquivos (respeitando os limites de tamanho e formatos informados).

Na seção CLASSIFICAÇÃO selecione o canal: Produtora Cultural Colaborativa e o subcanal TEIAdaDIVERSIDADE para que o seu conteúdo seja publicado no Acervo Multimídia da Teia 2014. Ao publicar neste canal o conteúdo é automaticamente indexado no RSS/FEED deste canal no site oficial do encontro e em blogs e canais de mídia livre que estão replicando as informações socializadas por este canal na rede.

Na parte de CADASTRO DE FICHA TÉCNICA é possível informar além de você outros autores deste conteúdo. Assim é possível cadastrar galerias de imagens contendo fotos de diferentes fotografos que atuaram juntos em uma mesma cobertura. 

Na seção DIREITOS AUTORAIS, o usuário pode selecionar a licença livre adequada para o conteúdo que está sendo disponibilizado. Caso o usuário opte por não modificar o formato do licenciamento será adotada um licenciamento padrão. Atualmente a licença autoral padrão adotada na Rede iTEIA é a Creative Commons BY-NC-SA.

Comentários

#1

São os primeiros passos, para as próximas passadas.
Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.