Pular navegação

Saiba como publicar conteúdos na Plataforma Corais

Ajuda

Saiba como publicar conteúdos na Plataforma Corais

 
                                   
Como publicar conteúdos na Plataforma Corais?
 
 
Sobre a Plataforma Corais
        Corais é uma plataforma para desenvolvimento de projetos colaborativos livres e disponibilizados de forma gratuita. Assim como um recife de corais oferece infra-estrutura propícia para diferentes formas de vida marinha, esta plataforma visa a proliferação de projetos colaborativos que contribuam para o bem comum. No Corais tudo que é postado no sistema fica disponível para os participantes do projeto e também para qualquer pessoa que esteja logada no Corais, criando assim uma base de conhecimento para futuras consultas, a tão aclamada documentação exigida pelos gerentes de projetos gerada instantaneamente com o desenvolvimento do projeto.
  
O que são Ferramentas Colaborativas?
        Imagine você poder escolher as ferramentas antes de começar o seu projeto? As ferramentas colaborativas são fundamentais para realização de todas as atividades dentro do projeto. Cada projeto tem autonomia para utilizar, a sua escolha, as ferramentas disponíveis dentro da plataforma. Essa escolha dá ainda mais autonomia para cada projeto, podendo ser configurado de acordo com necessidade de quem vai utilizá-las. Com a escolha prévia das ferramentas, os coletivo, grupos ou instituições terão em seu cerne, transparência e agilidade na gestão do seu projeto. Esta validação é importante para se mostrar o caminho percorrido para chegar àquele resultado considerado final, quantas ideias foram deixadas de lado, quantas se juntaram e se tornaram uma. Conheça todas ferramentas (http://corais.org/node/53918).
 
Como cadastrar usuários dentro Corais?
        Antes de participar dos projetos gerenciados dentro da Plataforma Corais, o usuário deve fazer seu cadastro na plataforma. O processo é bastante fácil, rápido e prático. Vamos nessa!  
Na página inicial do Corais, o usuário deverá clicar na opção REGISTRAR-SE, criar seu nome de usuário, escolher o e-mail e senha que deseja utilizar. Em seguida o usuário deve escolher na opção, Sua inserção neste projeto (ao lado da imagem do perfil), a qual projeto ele pretende fazer parte. Caso o projeto for aberto, a adesão ao projeto será feita de forma instantânea, caso não, um gerente do grupo mais tarde irá aceitá-lo. Atenção importante! Toda mudança referente à formatação de Contas e Perfil basta clicar em cima no nome do próprio usuário e qualquer alteração poderá ser efetuada.
 
Como criar um Projeto do Corais?
        Para criar um projeto dentro da plataforma, o usuário deve já deve estar devidamente cadastrado e logado à plataforma. Logo depois, na página inicial do Corais (www.corais.org), haverá quatro ícones no lado superior esquerdo (PAINEL, PROJETOS, ÁRVORE DO CONHECIMENTO e MEMBROS). Escolha a opção Projetos (www.corais/og), em seguida no lado superior direito clique em ADICIONAR PROJETOS, após essa escolha, adicione o título do seu projeto, ou seja, você deve nomeá-lo. Depois escolha o endereço do projeto. Exemplo (www.corais.org/teia2014), por fim, escolha o tipo de projeto (Projeto aberto e público, Projeto moderado e público, Projeto fechado e público, Projeto privado e Banco Comunitário). Realizadas essas etapas, depois disso você terá um projeto colaborativo dentro do Corais. 
Atenção! Com o projeto criado, para escolher e definir as ferramentas colaborativas do seu projeto, você deverá ir  nas configurações e escolher a opção Ferramentas Colaborativa, navegando nesta opção, basta habilitar ou desabilitar as ferramentas que o usuário escolher.
 
Como publicar conteúdos no Corais?
        Com o objetivo de ilustrar melhor esse item, tomaremos como referência o projeto Movimento Conchativa (www.corais.org/conchativa) e suas ferramentas colaborativas previamente escolhidas. Neste projeto as ferramentas disponíveis são: BLOG, TAREFAS, MEMBROS, SUGESTÕES, VOTAÇÕES, QUESTIONÁRIO, MOEDA SOCIAL, CALENDÁRIO, GALERIA DE IMAGENS, MAPAS MENTAIS, ARQUIVOS E PLANILHAS. 
        Sempre que algum usuário desejar publicar qualquer conteúdo no Corais, ele deve ir na opção + Criar Conteúdos. Em seguida escolher qual ferramenta colaborativa o usuário pretende veicular interagir.
Por exemplo: Post de Blog, ou Criar uma Tarefa assumi-la publicamente perante todo projeto. Sempre que um conteúdo é criado, todos os participantes do projeto tem acesso, podendo editá-lo, ou adicionar comentários. Qualquer pessoa poderá ver o que está publicado no projeto, mesmo sem estar logado, porém não poderá fazer nenhum tipo de alteração. Toda as ferramentas disponíveis são utilizadas de modo a facilitar sua colaboração de acordo com o seu tempo. Todas as interações, realizadas dentro do projeto, são geradas notificações para os e-mails de todos os participantes, optando por notificar todos ou escolher qual ou quais usuários devem receber a notificação.
 
 Sala Pública
        Tendo como essência proporcionar um espaço de trabalho transparente, colaborativoe democrático. O Corais disponibiliza ainda um chat com Sala Pública, nessa sala, todos os usuários cadastrados na plataforma podem se conectar trocar informações publicamente, além possibilitar a opção de conversas individuais.
 
Vamos Colaborar?
        O Corais vem tornando-se cada dia mais eficaz, ajudando a quebrar paradigmas institucionais, mostrando como uma ferramenta pode não apenas conectar pessoas, mas, romper com a lógica proprietária, propiciando um ambiente virtual de conhecimentos livres.
        Esperamos ter clareado um pouco sua mente sobre os mistérios dessa plataforma simples, inovadora e prática. 
 
Lembrem-se independente não é sozinho!
 
Sandro Barros
 
Este texto pode ser editado em tempo real por outros usuários (veja seus nomes na janela de bate-papo ao lado direito).
 
Pré-visualizarAnexoTamanho
corais_logo_transparente_grande_1.png
corais_logo_transparente_grande_1.png7.93 KB

Comentários

#1

O que é uma navegação por taxonomia?

O Corais não organiza os arquivos em pastas, mas a partir de uma identificação comum dos arquivos, por meio de etiquetas. As etiquetas são fundamentais para localizar todos os arquivos do mesmo assunto ou área do projeto. A organização dos arquivos no Corais segue uma taxonomia, um vocabulário a ser criado pelos próprios participantes da plataforma, a partir das necessidade de cada projeto. As etiquetas são ligadas a esse vocabulário. É a estrutura do vocabulário o que nos oferece um menu de navegação (opção Navegar) de cada Projeto.

Ou seja, se quero que todos os arquivos relacionados a uma oficina tal, atividade X, área Y sejam facilmente identificados e localizados conjuntamente em uma busca simples, é preciso que eles estejam etiquetados com o mesmo nome.

Repare que a cada conteúdo que você criar, o Corais vai lhe perguntar a qual tema/vocabulário esse conteúdo está ligado. É isso que organizará as buscas e localizações dos arquivos e conteúdos criados, portanto, não deixe de marcar o vocabulário dos conteúdos criados!

Caso o seu conteúdo não se encaixe em nenhum vocabulário já criado, crie você mesmo um novo vocabulário ou etiqueta.

Como criar um vocabulário?

Ir para a opção Configurações – Navegação por Taxonomia - Adicionar vocabulário.

Como criar uma etiqueta?

As etiquetas são criadas dentro e a partir dos vocabulários criados. Desse modo, você precisa primeiro criar o vocabulário e depois adicionar termos a ele, seguindo os seguintes operações: Configurações – Navegação por Taxonomia - Adicionar termos

Caso idenfiquem bugs ou tenham sugestões para compartilhar com quem desenvolve a plataforma, entre no projeto Metadesign e participe: http://corais.org/metadesign/dashboard

Se quiserem ver algumas experiências de gestão colaborativa no Corais, para conhecer como cada Projeto organiza seu espaço:

http://www.corais.org/livre/dashboard

www.corais.org/colabor/dashboard

http://corais.org/conchativa/

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.