Pular navegação

Reuniões quinzenais da Rede

Reuniões quinzenais da Rede

Etiquetado:

Pontos: 0

Boa tarde, pessoal

Proponho realizarmos reuniões quinzenais da Rede para organizarmos nossas ações conjuntas relacionadas ao Prêmio Redes. Vamos definir coletivamente um momento em que todos possam participar sincronicamente? Acredito que o ideal é trabalharmos num pad no corais antes e durante a reunião (para construir a pauta e avançar no que for possível por texto) e fazer a reuna também em alguma ferramenta com áudio (mconf.org, appear.in ou outra). 

O que acham?

Lembro que a maioria preferia 5a à noite. Se isso se mantém, sugiro às 5as feiras ou 2as das 20h às 22h - horário de Brasília. Podemos fixar a segunda e a quarta quinta-feira (ou segunda-feira) do mês para nos reunirmos, assim na semana que vem fazemos uma reunião (12/11) e temos mais duas até o final do ano. Acredito que com 3 reuniões conseguimos avançar nas definições pendentes (http://corais.org/colaborativas/node/89472#comment-13329) e tirarmos grupos para focar e desenvolver especificamente algumas frentes de trabalho.

Aguardo as manifestações de vocês.

Comentários

#1

Alô pessoal!

Depois de um pouco pensar resolvi compartilhar um comentário (que ao mesmo tempo é uma dúvida e um convite à reflexão e talvez um pedido de esclarecimento) sobre as linhas, estratégias e plano de ação que estão em desenvolvimento/andamento...

Eu não participei da redação desse projeto. Meu forte não é escrever e tenho certa dificuldade em fazer alguns arranjos de ideias, então dificilmente me pronuncio. Em compensação, tenho muito gosto pelo trabalho de ponta, com temática de comunicação (oficinas, registro fotográfico, criação/reporte de conteúdos). No ano passado com a CCDPoa realizamos um projeto (Observatorio.cc) que entrevistou quase 30 coletivos de cultura pelo interior do RS, e pudemos ver bem que muitos dos conflitos internos que desgastam os projetos e as pessoas estão relacionados com o "dilema" hierarquia x divisão de trabalho, principalmente quando há dúvidas ou pontos que não ficam bem claros a tod@s.

Pra não alongar demais a história, vou lançar alguns tópicos meio que sem relação um com o outro, entre eles dúvidas, sugestões, receios e coração aberto:

- Não conheço bem os trabalhos de todas produtoras envolvidas. Será que vale uma rodada de apresentação?

- Nessa rodada poderiam estar potenciais a serem aproveitados e dificuldades que, compartilhadas, talvez possam encontrar ajuda na própria rede.

- Todos coletivos e pessoas que participam da rede conhecem a proposta do trabalho e do projeto? Alguém aí está com dúvida e acha que uma retomada de "planificação das ideias" seria válida?

Sobre a ideia de uma reunião quinzenal, acho bem válido, e importante também deifinir limites de datas-etapas pra irmos avançando. Não sei se um consenso de 100% será sempre possível, mas trabalhando com uma deadline fica mais fácil de organizar agendas e ver a coisa acontecendo (acho eu).

Sigo acompanhando por aqui e aguardando/buscando a melhor forma de colaborar :)

Abraços a tod@s!!

#2

Ótimas contribuições à pauta da reunião, Sheila.

Podemos pensar a apresentação das produtoras com foco em alguns tópicos já levantados para contribuir com seus encaminhamentos, do tipo:

apresentar como cada produtora tem trabalhado o desenvolvimento tecnológico de ferramentas livres e como pode contribuir com o projeto Cultura de Redes nesse aspecto; quais agendas prevê realizar em 2016/2017 que podem compor e somar aos encontros regionais da Rede previstos no prêmio; parceiros atuais e potenciais (possíveis convites); projetos em desenvolvimento ou a serem desenvolvidos que dialogam com a Rede; vídeos, materiais gráficos, materiais didáticos e de comunicação desenvolvidos e/ou propostos para realizar em rede, etc.

Dessa maneira, além de nos conhecermos mais, partilhamos melhor as propostas e desejos de atuação conjunta.

A reunião também contribuirá para esclarecer as dúvidas sobre o projeto. Para avançarmos nesse sentido, compartilho alguns links:

Projeto Redes: http://corais.org/sites/default/files/anexo_1_-_formulario_de_inscricao_-_cultura_de_redes_-_tcc_-_preenchido_0.docx

Cronograma físico financeiro do projeto: http://corais.org/colaborativas/node/88503

Identifico que temos algumas frentes de atuação conjunta, conforme já mencionado nos comments anteriores: http://corais.org/colaborativas/node/89472#comment-13329

- Desenvolvimento tecnológico (corais, escambo prioritariamente)

- Encontros regionais da Rede (3 encontros em 2016 e 2017.1 + 1 encontro nacional jul/2017)

- Elaboração de materiais de comunicação e materiais didáticos (quais materiais queremos? Quem pode fazê-los? Quantas horas serão necessárias? Qual valor por hora de trabalho estabeleceremos na Rede? etc etc etc)

- Formações (isto não está previsto no Projeto Redes, mas é pauta recorrente da Rede e temos pendente trabalhá-la mais profundamente)

Além disso, temos o desafio de discutir a hospedagem e manutenção do corais, que pode entrar no primeiro item, embora seja uma discussão mais ampla do que o escopo do Projeto Redes.

Se estiverem de acordo, podemos criar etapas aqui no corais para cada um desses itens, assim cada pessoa/produtoa pode sugerir tarefas e responsáveis. O ideal é que esse processo ocorra no corais e antes da reunião, assim aproveitamos o momento da reuna para discussão e validação dos encaminhamentos a partir das propostas já feitas.

E aí, o que acham?

Sheila, você pode participar das reuniões nas quintas-feiras à noite? E os/as demais?

#3

Olá pessoal. Acho válido a realização das reuniões de 15 em 15 dias, nas quintas feiras, partir das 19:00 para quem não está no Horário de verão, neste caso 20:00 para quem está. Em 05/11/2015 15:50, <mensagens [at] corais [dot] org> escreveu:((( Envie