Pular navegação

Tag Art

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Tag Art

Definição:

Método desenvolvido para geração de soluções para uma determinada proposta a partir de palavras chaves sorteadas.

Processo:

Escolher uma proposta a ser solucionada, reunir o grupo para explicar qual será o processo. Primeiramente é necessário escolher temas relacionados a proposta. O número de temas fica a critério do ministrante do método, porém é recomendável utilizar um tema livre.

Ex.: A proposta é definir um modelo de cadeira de rodas. O número de temas definidos foram três: Forma / Material / Livre

Exemplo da escolhas dos temas para o método Tag Art

Cada tema terá uma cor diferente para a tira de papel. O participante terá um minuto para escrever a palavra chave de cada tema proposto. É importante que esse processo seja realizado por etapas.

Ex.: Será aplicado o tema, distribuído a tira de papel com a cor referente ao tema e os participantes escreverão a palavra chave. Depois de um minuto as tiras serão dobradas e colocadas dentro do recipiente já reservado e identificado com o tema. Feito isso para o primeiro tema, aplicar o mesmo processo para os outros.

Organização do grupo para aplicação do método Tag ArtTira de papel para escrever a palavra chave do método Tag ArtTiras dobradas para serem sorteadas para o método Tag Art

Tiras de papel do método Tag Art Método Tag Art sendo aplicado com os alunos da Faber Ludens

Depois que todos estiverem fechado essa primeira etapa, cada participante irá retirar uma tag (tira de papel) de cada recipiente, estando no final com uma tag de cada tema, que neste caso serão três tags.

Feito isso, cada um terá que associar os três temas e transpor em forma de desenho, podendo também utilizar textos de apoio. É importante que cada um cole na sua folha as tags sorteadas e que escrevam o tema de cada uma para identificar. As tags devem ser encaixadas exatamente dentro do tema proposto.

No final, as propostas serão expostas e cada participante deverá apresentar as tags que sorteou, identificá-las com o tema e explicar a proposta gerada.

Materiais:

  • Tiras de papéis com cores diferentes.
  • Recipientes com identificação.
  • Folhas para desenho (preferência A3).
  • Canetinhas coloridas.
  • Lápis de cores.
  • Post its.
  • Cola.

Organização:

O ideal é que os participantes fiquem todos juntos em uma grande mesa. Esse tipo de método herda uma das regras do brainstorm "trabalhar em cima de outras idéias". Pode acontecer do participnate não conseguir desenvovler nada e no momento que observar o desenvolvimento dos outros participantes, despertar uma ideia nova, seguindo as tags sorteadas.

Além disso se torna mais fácil o uso de materiais, pensando que não será necessário o gasto para grupos isolados.

Disposição do grupo para o método Tag Art

Caso o número de participantes seja muito grande, o ideal é dividí-los em uma menor quantidade de grupos possível. O ministrante do método deverá dividir os grupos, se necessário.

Possibilidade de mudança:

Caso no grupo haja algum participante com alguma deficiência motora que o impeça de desenvolver o desenho, o processo deverá ser oral, ou seja, a partir das tags retiradas, os participantes deverão desenvolver uma ideia mental e apresentar oralmente para a turma.

O ministrante poderá escrever em uma folha as tags de cada participante e de forma rápida descrever o que o participante está apresentando para registrar a ideia.

Sobre o método:

Este método foi criado, desenvolvido e aplicado pela designer Ana Paula Aires, aluna do curso de pós graduação em design de interação da parceria entre o Instituto Faber Ludens e a FISAM.

O nome do método foi escolhido a partir do sistema de tag cloud que se resume em uma nuvem de palavras chaves onde a pessoa escolhe a que acha mais atrativa, clica e visualiza informações sobre o assunto escolhido.

Tag cloud

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos