Pular navegação

Teoria da aprendizagem expansiva

Ajuda

Teoria da aprendizagem expansiva

yrjo_engestrom.jpgUma das influências da Plataforma Corais é a teoria da aprendizagem expansiva, criada pelo professor Yrjö Engeström da Universidade de Helsinki. A noção básica dessa teoria é que o aprendizado pode transformar uma atividade, expandindo ela para um novo âmbito do conhecimento.

Nessa teoria, o aprendizado não se realiza somente pela possibilidade de reproduzir conhecimentos em provas, testes, ou textos. Se não houver mudança na atividade em que o conhecimento é utilizado, então não há aprendizado expansivo.

Essa teoria inspirou o lema "Aprender fazendo, fazer aprendendo" que usamos na Plataforma Corais. O aprendizado expansivo não acontece durante a educação formal, pelo contrário, ela acontece pelo engajamento em projetos de transformação social. A teoria mostra como acontece esse e aprendizado e porque ele é até mais importante do que o aprendizado na educação formal.

Para saber mais sobre essa teoria, veja o Hangout organizado pelo EaDnoFace.

https://

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.