Pular navegação

Projeto GNU

Ajuda

Projeto GNU

Tudo começou na década de 1970, quando existia um grupo de hackers descontentes com as políticas de segurança adotadas pela instituição onde eram pesquisadores

Recusando-se a criar sistemas de segurança, esse grupo de hackers começou a espalhar uma filosofia de liberdade ao usuário do computador utilizando-se de hacks em senhas para provar que isso realmente não deveria ser necessário.

GNU é o nome de um projeto lançado em 27 de setembro de 1983 por Richard Stallman e que atualmente é mantido pela Free Software Foundation (FSF). O objetivo do projeto era criar um sistema operacional parecido com o Unix, chamado GNU, totalmente baseado em software livre.

Unix é um sistema operacional (ou sistema operacional) portátil (ou portável).

O termo “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU’s Not Unix” (GNU não é Unix) e também o nome do animal que representa o projeto, um grande mamífero de casco do gênero Connochaetes e nativo do continente africano.

Um software livre não é necessariamente um produto gratuito e que a palavra “livre” presente no nome, se refere à liberdade, não ao preço. Assim, software livre pode ou não ser cobrado pelo produtor do mesmo, ele só não pode negar o acesso ao código fonte, se publicá-lo com uma das licenças da FSF.

um Finlandês estudante desenvolvia por interesses pessoais algo que poderia ser a peça que faltava no quebra cabeças de Stallman: um Kernel que funcionasse e fizesse o que era necessário.

Linus Torvalds, estudante da Universidade de Helsinki, gostaria de desenvolver um sistema semelhante ao que ele utilizava para seus estudos acadêmicos. Então, baseando-se no Unix, mais especificamente no SunOS, ele começou a desenvolver seu próprio Kernel.

Linus conseguiu desenvolver e fazer funcionar seu Kernel monolítico mais rapidamente que a equipe do GNU Hurd (que era um microkernel) e sob a licença GPL o lançou com o nome de "Linux" (fusão dos nomes Linus e Unix)

O linux hoje é muito usado em empressas pelo fato de ser um software muito seguro.

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.