Pular navegação

Tarefa 3 - Encontrar o ponto SEP de uma câmera ou celular e postar duas fotos feitas com o giro ideal

Tarefa 3 - Encontrar o ponto SEP de uma câmera ou celular e postar duas fotos feitas com o giro ideal

Oi pessoal,

essa tarefa é para que vocês entendam e consolidem um dos mais importantes conceitos da primeira aula, quando vimos a etapa de fotografia de uma panorâmica imersiva 360x180°.

Vejam essa página e sigam os passos desse vídeo (também apontado pela página) para encontrar o "ponto SEP" de uma câmera ou celular. Vocês podem usar qualquer câmera e, em último caso, um celular mesmo. O ideal seria uma câmera, que pode inclusive ser uma das câmeras da sala de aula, pois isso vai se aproximar mais de uma realidade profissional, como a que teriam que lidar no caso de montarem um negócio próprio.

A teoria da coisa está mais bem documentada nesse outro site, no item 7.1 (não é necessário ler o resto).

Gostaria que cada um postasse aqui, como entrega da tarefa, duas fotos feitas quando a câmera estivesse finalmente em sua posição ideal de giro. Uma foto deve ser feita com o pequeno objeto em um canto da foto e outra com ele no canto oposto, como nesse exemplo abaixo.

Infelizmente não tenho mais as fotos que fiz originalmente pra tarefa. As fotos acima foram feitas pela Fernanda, que já cumpriu a tarefa, mas notem que o giro ainda não estava sendo feito em torno do ponto ideal. Notem as linhas verdes, por exemplo, marcando a ponta do rabo do pikaxu e a ponta do notebook. Nas duas fotos a distância entre esses dois pontos muda e não era para mudar.

Abraços, Cartola.

Prazo: 
22/09/2014 - 17:00 - 09/10/2014 - 13:00
Responsáveis: 
cartola

Comentários

#1

Pessoal, tarefa recriada. Muita gente ainda não fez.

#2

Cartola, aqui está a tarea que eu fiz de novo, eu acho que essa está com mais perfeição, e como você pediu fiz com o papel na janela.

#5

Está ótimo Natália. Até onde vi está perfeito. A posição das janelinhas dos prédios distantes está idêntica em relação à barra da janela nas duas fotos.

Com isso você teria então a medida de como posicionar sua câmera se fosse colocá-la num suporte giratório, numa daquelas cabeças panorâmicas ou fazer sua própria cabeça panorâmica.

Abs, Cartola.

#9

Obrigado Cartola, Tive o entendimento com a pratica. Não é difícil, mais vamos dizer que tem que ter a visão bem ampliada para ver cada detalhe.

Sds.

#3

Consegui compreender em partes, só que não consigo assistir ao vídeo pra mim ver se realmente é o que mais ou menos consegui entender. :(

#6

O vídeo está no youtuve José, deu algum erro ao acessar? Ou as chaves de vocês está sem acesso a ele? Já ouvi relatos aqui na empresa de dificuldades em acessar o youtube. Vou ver se consigo colocá-lo pra baixar de algum lugar e te aviso.

Realmente não caprichei muito na descrição no texto contando que vocês iriam conseguir ver o vídeo.

Abs, Cartola.

#4

Só depois de ter feito a tarefa que consegui entender a proposta. Como havia comentado, vou refazer, estou com dificuldades particulares para conseguir a realização dessa tarefa. Mas estarei em breve postando a tarefa cumprindo a proposta.

#7

Ok Fernanda. Note que você pode tentar fazer na sua área de trabalho aqui na Petrobras. Ali na página apontada tem o arquivo pra imprimir a folha e imagino que não seja difícil arrumar um clipe e fita pra fazer o resto.

Abs, Cartola.

#13

Então, o caso era a falta de tempo aqui na petrobras. Em casa não conseguia realizar fotos aproveitaveis. Mas tarefa concluida.

Obg.

#8

Cartola, sim! Não consegui acessar ao vídeo no youtube, somos limitados a esses tipos de acesso. Principalmente minha unidade. Se puder disponibilizá-lo para baixarmos de outra forma agradeço. Vejo, porém que está muito próximo á aula e não sei se dará tempo. Mesmo assim grato!

#10

Pessoal, não consegui colocar o vídeo num link externo ainda, mas de dentro da Petrobras conseguem acessar o vídeo em http://cartola.ep.petrobras.com.br/videos/encontrando_ponto_sep_papel_clipe.mp4

Se ele abrir tocando e preferirem salvá-lo pra ver a qualquer hora, usem Ctrl+s

Me informem caso tenham problema para acessá-lo.

Abs, Cartola.

#11

Pessoal,

consegui botar o vídeo pra download do meu site também. Basta acessar a página mencionada no enunciado da tarefa e embaixo da miniatura que leva ao vídeo tem a opção de link pra download do arquivo de vídeo.

Se estiverem na empresa a melhor opção ainda é o link que passei no comentário anterior.

Abs, Cartola.

#12

Boa Tarde.

Então, estou postando essas duas fotos diferentes, porque fiz diversas tentativas, e essas duas fotos foram as que mais considerei como "certa", como fiquei em duvida em qual posta, estou postando as duas. Caso ainda esteja errando, gostaria de saber qual é o erro.

Foto 1-

Foto 2-

Abraços!

#14

Legal Fernanda, é isso aí mesmo. Não precisava fazer 4 fotos, bastava um dos pares que você mostrou. Note que não pedi 2 cenas, apenas 2 fotos de uma mesma cena :)

O que poderia melhorar ainda:

  • Os objetos poderiam ficar mais nos cantos de cada foto
    • No segundo par de fotos, por exemplo, uma boa coisa pra comparar entre as fotos é a posição do relógio e da garrafa d'água. Veja que esse trecho na primeira está mais ou menos em 2/3 da foto na primeira, e na seguda está um pouco à esquerda do centro apenas. Poderia ter ficado mais pro canto esquerdo, rodando mais a câmera.
  • O ajuste poderia ter sido melhor um pouco
    • Note que ainda é possível perceber que (ainda sobre o segundo par de fotos) há uma separação entre o relógio e a garrafa na primeira. Já na segunda o relógio já praticamente "toca" a garrafa.
  • O objeto mais perto poderia estar mais perto e o mais longe poderia estar mais longe
    • No primeiro par de fotos a cena ao longe está mais longe, mas o relógio também está bem longe da câmera. Isso é só pra facilitar a análise, aumentando as diferenças de posicionamento ao girarmos a câmera, provocando mais variação e facilitando ver que está fora de posição.

Abs, Cartola.

#15

Cartola, Entendi sobre colocar duas fotos em apenas um cenário. Enviei essas duas porque fiz diversas vezes tentando obter o melhor resultado. E essas duas foram as que mais acreditei ter acertado, na duvida (em qual enviar) resolvi enviar as duas, para assim ver qual realmente ficou melhor. No caso acredito que o segundo par ficou melhor, apesar de algumas falha. Muito obrigada! Até mais.

#16

Cartola, quem já tinha entregue essa mesma tarefa na atividade anterior é para refaze-la e posta aqui novamente ou não é necessário ?

#18

Oi Jonathan,

precisar não precisa, mas vou copiar aqui a sua resposta que recebi por email e as suas imagens eu guardei no meu computador, então fica fácil restaurar também.

Resposta do Jonathan:

------------------------------------------------

----------------------

E em resposta às suas imagens eu marquei alguns pontos onde vi diferença de posição entre o objeto próximo e o objeto longe, sugerindo que ainda poderia ser feito algum ajuste. Marquei nas figuras os pontos em questão.

Abs, Cartola.

#17

Consegui visualizar o video, brevemente estarei postando a foto aqui Mr. Cartola. super legal!!

#19

ok Cartola, irei refazer a tarefa e já posto aqui as imagens, tentando obter o melhor resultado de ponto SEP

#20

 Tarefa Realizada !

unnamedd.jpg

#21

Ficou bom Jonathan! Parabéns!

Podia ter tirado a segunda foto com a fita na janela mais no canto esquerdo da foto, mas não tem problema.

Abs, Cartola.

#22

ok